Sustentabilidade 6 de Fevereiro de 2023

Sustentabilidade em 2023

O surgimento do plástico, num passado que parece hoje muito distante, mudou radicalmente o mundo e a economia. Tão grande foi seu impacto que passou, rapidamente, a ser tido como vilão por muitos ambientalistas pois, descartado de maneira inconsequente, começou a poluir os oceanos e o meio ambiente, de forma geral. Mas o plástico não é um vilão e precisa parar de ser tratado como tal. Por isso, a Polo, em parceria com a Allianza Brasil, desenvolveu o ONEFLEX, que substitui embalagens multicamadas por uma solução monomaterial 100% reciclável. E queremos agora falar com você sobre plástico e sustentabilidade!

Mas antes, vamos fazer uma rápida recapitalização sobre a importância dos vários tipos de plástico. São eles:

  • Polietileno tereftalato – PET. ...
  • Polietileno de alta densidade – PEAD (HDPE) ...
  • Policloreto de Vinila – PVC. ...
  • Polietileno de baixa densidade e Polietileno de baixa densidade linear – PEBD e PEBDL (LDPE e LLDPE) ...
  • Polipropileno Homopolímero – PP Homo. ...
  • Polipropileno Copolímero – PP Copo. ...
  • Poliestireno - PS.
  • Poliestireno Expandido – EPS (Isopor®)
  • ABS – (Copolímero de Acrilonitrila-Butadieno-Estireno)

 

Como você pode observar, existem diversos tipos de plástico, e eles podem ser utilizados das mais variadas formas, oferecendo inúmeras vantagens para o consumidor final, não apenas para seus fabricantes e empresas que os utilizam em seus produtos. 

São muito comumente usados na produção de bolsas, garrafas, caixas, embalagens de alimentos, embalagens para compostos químicos, frascos, rolhas, tampas, cápsulas, eletrônicos, isolante de fios, no mercado automobilístico, em tubos, mangueiras, conexões de recipientes de combustível…

Se formos falar de todas as aplicações possíveis para o plástico, precisaremos de um artigo inteiro sobre isso. 
Porém, uma coisa é certa: embalagens positivas fazem a diferença! 

Produtos sustentáveis fazem a diferença! Para a empresa, para o consumidor, para a sociedade e para o meio ambiente. E o plástico pode e deve fazer parte desta cadeia produtiva. 

Contudo, é natural que neste momento te reste a indagação: sendo assim tão útil, por que o plástico é tratado como vilão?

Infelizmente, pela irresponsabilidade no seu descarte e pela pungente cultura da não sustentabilidade, que vem sendo combatida ferrenhamente há muito tempo. 

E, nesta luta, muitos já mudaram de lado, pois entenderam a verdadeira importância de uma sociedade sustentável.

Por muito tempo foi comum a errônea ideia de que sustentabilidade custa caro. E este é um dos principais motivos pelos quais a economia verde demorou tanto tempo para chegar ao ponto em que está hoje.

Com muita conscientização, muitas pesquisas e muito foco, esta falácia começou a ser derrubada e as chamadas Economia Circular  e Logística Reversa começaram a ganhar mais força. 

Basicamente, estes conceitos significam uma economia baseada no melhor aproveitamento dos recursos naturais, através de pilares básicos como os famosos 5 Rs: repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar. 

Sustentabilidade: embalagem sustentável, embalagem positiva ou embalagem plástica?

Os três! Afinal, uma embalagem sustentável é uma embalagem positiva. 

Mas o que é essa tal embalagem positiva? 

É a embalagem, que pode ser de plástico, inclusive, pensada com esse olhar estratégico de ajudar a construir uma cadeia de consumo sustentável. 

Este é um dos conceitos que surgem na Logística Reversa e na Economia Verde, com o intuito de promover uma regeneração na cultura de consumo. 

Sustentabilidade na Polo: dos pilares ESG ao consumidor final

Como já falamos bastante neste artigo, “o conceito ESG se refere a três pilares sustentadores em empresas engajadas em promover uma mudança estrutural no sistema econômico, social e comportamental: Environment (pilar ambiental), Social (pilar social) e Governance  (pilar da governança corporativa)”

A Polo leva estes pilares muito a sério, e fazemos de tudo e mais um pouco para não deixar que eles sejam apenas ideias, mas sejam, sim, nossa responsabilidade e realidade diária. 

Por isso, nós afirmamos com toda propriedade que o plástico pode e DEVE andar junto com a sustentabilidade.

E não só afirmamos como damos o exemplo, com a linha de filmes OneFlex, um filme BOPP totalmente reciclável e eco-friendly.

Mas para se chegar a um produto como este, é preciso, primeiro, começar com uma cultura sustentável. Trazer para o dia a dia da empresa, dos colaboradores a ideia de que sustentabilidade não é brincadeira, nem um bicho de sete cabeças. 

A sustentabilidade começa por cada um, em casa, com gestos pequenos como a coleta seletiva. 

E também não adianta ter lixeiras de lixo seco e lixo úmido se você joga o lixo seco sem higienizá-lo primeiro, por exemplo. 

Não adianta higienizar o lixo seco antes de descartá-lo se você continua jogando lixo na rua. 

Enfim, estes exemplos servem meramente para ilustrar a importância de uma mudança comportamental. 

E, neste sentido, os Pilares ESG são um grande aliado, pois antes de investir milhões em pesquisas para lançamento de produtos sustentáveis, é mais simples investir tempo e dedicação na conscientização dos seus. 

Desta forma, toda a cadeia produtiva vai estar envolvida com a ideia da sustentabilidade, gerando assim novas ideias, novas oportunidades, novos negócios!

Chega de encararmos produtos como o plástico como vilões! Está na hora de entendermos quem realmente é o vilão desta história, e, se você parar para analisar friamente, o vilão pode estar sendo você. 

Não se preocupe. Isto é muito fácil de mudar: começa com sua própria consciência. 

Vamos juntos trabalhar hoje pelo amanhã. Em sintonia, nossas ideias são melhor aproveitadas!

Inovação e Sustentabilidade: parceria que dá muito certo

Sustentabilidade e inovação devem ser parte do modelo de negócio das indústrias do plástico. 

Há uma grande discussão ao redor do mundo sobre as formas de produção e descarte do plástico, bem como há também uma série de práticas que tornam os negócios mais sustentáveis e lucrativos

Por conta das decisões inconsequentes tomadas nas últimas décadas em relação ao uso e descarte do plástico, um caminho diferente hoje é mais do que necessário. É a única saída!

E, de fato, empresas sustentáveis, com seus programas de reciclagem ou controle de desperdícios, além de gerarem mais lucratividade, tem, hoje em dia, muito mais oportunidades de negócio. 

Unir sustentabilidade e inovação é a melhor forma de seguir sendo competitivo e na dianteira dos negócios. 

Um exemplo muito claro da importância da inovação na indústria do plástico foi a criação de uma técnica que permite a construção de carbono, usado na produção de plástico, por meio do reaproveitamento de bagaço da cana-de-açúcar.

Empregando algumas reações químicas, o pesquisador Antônio Burtoloso, do Instituto de Química de São Carlos (IQSC), da USP, chegou a um composto que possui 10 átomos de carbono (C10) e que tem potencial para ser utilizado na fabricação de plásticos. 

Isso foi possível depois que ele conseguiu juntar duas moléculas da valerolactona – líquido incolor obtido a partir do bagaço da cana. Cada molécula da substância possui cinco átomos de carbono. “Utilizamos transformações simples e fáceis de serem reproduzidas, que podem ser aplicadas de forma rápida, robusta e com baixo custo”, explica o docente.  

Dados de 2017 do Instituto de Economia Agrícola (IEA) dão conta de que o Brasil produziu cerca de 166 milhões de toneladas de bagaço de cana-de-açúcar na safra de 2016. Parte dessa produção seria inutilizada, porém foi direcionada para a produção do carbono. 

Se pensarmos que hoje a principal matéria prima para produção de plástico é o petróleo, e que este é um recurso não renovável, ideias inovadoras como esta de Antônio Burtoloso, de utilizar o bagaço da cana para produção de plástico, são uma luz para iluminar o caminho para o futuro. 

E a Polo quer fazer parte desta trilha, desenvolvendo a sustentabilidade em todos os âmbitos, contribuindo para a Economia Circular e para  Logística Rever. 

Confira nossos artigos do blog para ter um panorama mais amplo sobre a importância da sustentabilidade!