Sustentabilidade 18 de Novembro de 2022

Sustentabilidade e Embalagens Flexíveis

A WWF Brasil, em 2019, mostrou que 11,3 milhões de toneladas de plástico foram geradas no Brasil, mas apenas 145 mil foram recicladas em território nacional. 

Como se esse dado já não fosse bastante sério, a WWF também pontuou que a nação brasileira é a 4º maior geradora de lixo do mundo.

Além disso, apenas 1,3% do plástico gerado no Brasil é devidamente reciclado, enquanto a média mundial é de 9%. 

Essas informações são fundamentais para entendermos que nosso país precisa correr contra o tempo para seguir a Agenda 2030 da ONU e implementar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) na prática.

Aqui na Polo Films, estamos engajados em seguir as diretrizes da ONU, por meio da nossa política ESG, priorizando a sustentabilidade e as melhores práticas em governança corporativa.

Não apenas isso, mas nossos filmes de BOPP colaboram para que outras empresas  se tornem ecologicamente responsáveis, sendo que isso é algo que nos orgulha muito.

Uma delas é a Allianza Brasil, uma startup que atua no segmento de insumos para as indústrias de transformação e conversão de embalagens celulósicas e poliméricas.

Preparamos esse artigo para explicar como a parceria entre a Polo Films e a Allianza Brasil aconteceu e como atuamos, em conjunto, para tornar a Nova Economia do Plástico uma realidade, por meio da nossa solução OneFlex.

 

Como a OneFlex se destaca no segmento de embalagens flexíveis e promove a sustentabilidade?

Conheça a Allianza Brasil e saiba como suas soluções estão em linha com a Economia Circular e estão auxiliando o desenvolvimento de embalagens 100% recicláveis, mantendo as características de shelf life e desempenho de envase

A Allianza Brasil é uma empresa do setor químico, a qual se dedica em desenvolver soluções inovadoras e sustentáveis para o mercado de embalagens poliméricas e celulósicas. O diretor de P&D da Allianza Brasil, Miguel Ascoli Neto, revela que a empresa surgiu devido à necessidade de atender a demanda do mercado para substituição das embalagens que não são recicláveis: “Embora a Allianza Brasil seja uma empresa jovem, este ano completamos 3 anos. Nós, os fundadores, trabalhamos mais de 40 anos no mercado de embalagens flexíveis e, há mais de 15 anos, a sustentabilidade sempre foi uma das principais metas”.

Ele ainda adiciona: “Como atuamos com embalagens de produtos que estão presentes no dia a dia do consumidor, café, leite em pó, molhos, pet food, mistura para bolos, chocolates e muitos outros itens, precisávamos de uma solução 100% reciclável e que garantisse as características organolépticas dos produtos”.

Para isso, a Allianza contou com o apoio de grandes parceiros como a Polo Films: “Nós finalmente entregamos para o mercado uma estrutura mono material (BOPP + CPP) 100% recicláveis e de alta barreira a gases, aromas e gordura, que substituiu laminados Pet + PE, além de algumas outras vantagens, como temperatura de selagem 30% menor que as atuais gerando também economia energética para os Brand Owners.

Foi nesse momento que a Polo Films e a Allianza oficializaram a sua parceria, compartilhando o mesmo propósito: entregar, para o mercado, uma solução sustentável, técnica e financeiramente viável.

Nas palavras de Miguel: “O nosso DNA é esse: todo e qualquer desenvolvimento da nossa empresa é voltado para a Economia Circular”.

Nós reiteramos e defendemos esse mesmo ideal! A nossa linha de filmes OneFlex é um excelente exemplo disso.

Vamos saber mais sobre como a OneFlex viabiliza a Nova Economia do Plástico?

 

Como a OneFlex se destaca no segmento de embalagens flexíveis e promove a sustentabilidade?

 

O lançamento da linha de filmes OneFlex, um filme BOPP totalmente reciclável e eco-friendly, aconteceu no início do segundo semestre de 2022. 

Essa linha de filmes BOPP é um exemplo de que possuímos atuação ativa nos segmentos mais importantes na Nova Economia do Plástico:

Reciclagem: A embalagem de filmes OneFlex é uma solução 100% reciclável e não utiliza metalização para ganho de barreira e sim de um coating transparente e com certificação da ANVISA e FDA para contato com alimento.

Logística Reversa: A logística reversa diz respeito a um conjunto de iniciativas voltadas para a coleta, a reutilização de materiais, o tratamento de resíduos sólidos e a reciclagem. Como a linha de filmes flexíveis OneFlex foi pensada para reutilização e reciclagem desde a sua origem, podemos dizer que a Polo Films está de acordo com os princípios da logística reversa.

Sabemos que é impossível falar sobre sustentabilidade sem abordar o tópico das embalagens. 

Como bem explicamos, a Polo Films, através de seu filme de BOPP HB (Polipropileno Biorientado), como a linha OneFlex, assume o seu papel de protagonismo em construir uma indústria do plástico mais sustentável. 

As embalagens flexíveis são peças fundamentais na difusão do conceito de Economia Circular. O futuro é agora, e a Polo está pronta.