Sustentabilidade 23 de Agosto de 2022

Polo Films: cinco momentos sustentáveis

A Polo Films conta com uma experiência de mais de 40 anos no mercado de embalagens flexíveis. Estamos na vanguarda na produção de filmes de Polipropileno Biorientado (BOPP), em toda a América Latina. Nossos filmes são utilizados em larga escala, em diversos segmentos da indústria, para a confecção de embalagens flexíveis, rótulos e etiquetas autoadesivas. Ao longo dessas quatro décadas de existência, a inovação é uma das características mais fortes da Polo Films, uma vez que direcionamos muitos investimentos nas áreas de pesquisa e tecnologia, a fim de desenvolver produtos alinhados às exigências do futuro.

Dessa forma, a Polo Films está constantemente criando soluções para embalagens flexíveis que permitam aos nossos clientes se adequarem aos desafios de uma nova economia, em que a sustentabilidade e o consumidor devem ser elementos colocados em primeiro lugar. Com o intuito de mostrar o quanto a nossa empresa está alinhada com esses princípios, preparamos esse artigo para mostrar cinco momentos em que promovemos a sustentabilidade em nossas operações.

 

  • O desenvolvimento da Linha de Filmes BOPP biodegradáveis, a b-flex
  • Reconhecimento com a Medalha de Bronze na Ecovadis
  • Revista Turminha da Polo
  • Projeto Arborizar
  • A embalagem OneFlex e a Espiral Sustentável Polo

 

O desenvolvimento da Linha de Filmes BOPP biodegradáveis, a b-flex

Através de investimentos em pesquisa e inovação, a Polo Films desenvolveu uma linha de embalagens flexíveis capazes de se biodegradar quando descartadas em ambientes anaeróbicos, ao mesmo tempo que mantêm a eficiência de pacotes BOPP comuns.

A iniciativa é pioneira em toda a América Latina e a Linha de Filmes BOPP biodegradáveis possui uma tecnologia que pode ser aplicada em qualquer linha da Polo Films. 

O segmento de filmes BOPP da Polo atende as demandas de um público ecologicamente responsável e que espera a mesma postura das empresas em geral, especialmente no mercado de embalagens flexíveis.

A linha BOPP é sustentável, pois:

 

  • O processo de decomposição das embalagens é rápido.
  • A decomposição em ambientes anaeróbicos gera metano, água e biomassa.
  • Não emite substâncias tóxicas ou poluentes.
  • São adequadas para o processo de reciclagem.

 

Os filmes BOPP biodegradáveis podem ser considerados como uma prova concreta de que a sustentabilidade é mais do que teoria na Polo Films.

 

Reconhecimento com a Medalha de Bronze na EcoVadis

Por ser uma plataforma de prestígio global, a EcoVadis avalia mais de 65 mil empresas, de 160 nacionalidades diferentes, considerando as práticas sustentáveis de cada uma. 

Além disso, a EcoVadis reconhece também iniciativas nos campos de Direitos Humanos, Ética e Condições Trabalhistas.

O reconhecimento que recebemos da EcoVadis, por meio da Medalha de Bronze, é mais um marco do desempenho da Polo em ações de sustentabilidade. Com certeza, um dos momentos mais ecologicamente importantes da nossa empresa. 

 

Revista Turminha da Polo

A educação tem um papel primordial em promover as mudanças que precisamos, seja no campo social ou ambiental.

Aqui na Polo, temos plena consciência de que é possível implementar uma economia circular e conscientizar indivíduos sobre a importância da sustentabilidade se esses assuntos aparecerem em salas de aula desde cedo. Sendo assim, a Polo Films procura promover uma educação voltada à sustentabilidade, para que as próximas gerações possam construir um futuro melhor. Por isso, lançamos, em maio de 2022, a revista Turminha da Polo, um material didático direcionado às crianças entre 7 e 12 anos de idade. Nessas publicações, tratamos sobre o descarte correto das embalagens plásticas, o papel coletivo para fazer a economia circular funcionar, a reciclagem, a logística reversa, entre outros temas importantes para que o público infantil saiba do seu papel na construção de uma sociedade mais sustentável.

A revista Turminha da Polo está entre as inúmeras iniciativas da Polo na educação. O projeto “Apadrinhando o Saber” é outra medida eficaz para promover uma educação de qualidade dentro do campo ambiental.

 

Projeto Arborizar

O projeto “Arborizar” é uma iniciativa que tem como principal objetivo ampliar o número de árvores existentes no município de Montenegro, Rio Grande do Sul, Brasil. Em sua primeira fase, o projeto realizou o plantio de mudas em diferentes locais da cidade e toda a logística e condução dessa tarefa foram acompanhadas pela Polo. 

O projeto também abrange as escolas do município de Montenegro, ao promover diálogos e debates para as crianças sobre a importância das árvores em áreas urbanas. Essa ideia tem um impacto local direto e evidente, sendo que as pessoas impactadas por ele podem levar a iniciativa para outras localidades diferentes.

 

A embalagem OneFlex e a Espiral Sustentável Polo

No início de junho de 2022, aconteceu o lançamento mais recente da Polo dentro do conceito da Espiral Sustentável.

Estamos falando da embalagem OneFlex, um filme BOPP para soluções monomateriais, especialmente desenvolvido para os mercados de café, pet food e atomatados. Uma solução 100% reciclável e sem alumínio em sua composição, possibilitando uma alta barreira contra gorduras, aromas indesejados e oxigênio. A apresentação da embalagem aconteceu durante o Fórum ABRE de Sustentabilidade – Positive Packaging.

Todos esses momentos mostram que a Polo não poupa esforços ao conduzir a missão de tornar a indústria do plástico mais sustentável. Esses projetos conseguem evidenciar que a sustentabilidade traz eficiência para as embalagens flexíveis, enquanto promovem o fortalecimento da marca perante seu público. 

A Polo Films sabe que a sustentabilidade passa necessariamente pela embalagem. Para garantir um futuro ecologicamente viável, esse segmento precisa mostrar, na prática, como a economia circular funciona e liderar pelo exemplo.

 

O futuro é agora, e a Polo está pronta.