Sustentabilidade 28 de Outubro de 2022

Dia do Consumo Consciente: Consumir de Forma Inteligente

Hoje queremos demonstrar o quanto nós da Polo Films pensamos sobre isso, mas também o quanto é importante esse dia ser lembrado e refletido em nossos hábitos e nossas culturas de consumo como pessoas responsáveis pelo nosso maior bem, a natureza .

A data nos faz advertências sérias e lembretes, de que precisamos continuar enfatizando a importância de repensarmos os nossos sistemas de consumo, para que a cada ano, a indústria evolua em compromisso com um consumo menos linear e mais circular. 

A Polo Films trabalha para fortalecer essa data, pois o nosso compromisso não está atrelado apenas a um dia, mas está em toda a nossa cultura, otimizando os nossos processos, para entregarmos produtos de qualidade e com tecnologia biodegradável.  

Enfatizamos neste dia, a importância de continuarmos a migração de um processo rígido de produção linear, sistema oriundo desde a Revolução industrial que segue a linha, produção-uso-descarte, para um sistema inteligente e responsável, como o sistema circular, onde os produtos são reaproveitados em um novo ciclo, não gerando lixo nem resíduos. 
 

Os sistemas podem ser mudados, a cultura não

 

Vivemos um colapso de velocidade consumista em todas as áreas da sociedade. Acordamos e já queremos o café mais rápido, trabalhar rápido e por sua vez, colher resultados rápido. Nos acostumamos com uma vida que substitui o melhor pelo que é mais prático. 

Essa tendência pós-moderna influencia diretamente em nossas opções de consumo inteligente para o irresponsável. Precisamos repensar nossos sistemas industriais e nossa responsabilidade particular nesse cenário.  

A alteração do sistema linear para o sistema circular dentro das indústrias, não são coisas simples de serem feitas. Mas devemos perseverar em sempre alterar sistemas ultrapassados com o fim de beneficiar e tornar a nossa linha de produção, pequenas sementes de boa consciência para os nossos consumidores.

Nossa cultura jamais será mudada, mas os processos em si, devem ser alterados sempre que com o avanço da tecnologia de consumo, descobrimos sistemas e processos que farão as nossas linhas de produção serem mais conscientes. 

 

Unidade em meio a diversidade

Nós falamos aqui sobre a importância das indústrias repensarem seus modelos de fabricação de suas embalagens, sempre buscando inovação tecnológica biodegradável em suas linhas de produção. 

Mas existe uma parceria que deve ser mantida dentro desse sistema de conscientização do consumo inteligente, que viabiliza uma cultura responsável nessa cadeia de produção X consumo. 

A parceria chama-se: consumidor. Isso mesmo! Sofremos desse imediatismo em todos os setores da sociedade, a opção por comida, elementos, produtos para nossa casa, de maneira rápida nos fazem consumidores descartáveis e não recicláveis. Nossa reciclagem ainda é muito tímida, e não resolve o ENORME problema de descarte indevido de plásticos na natureza. Todavia, toda forma de cooperar e unidade em prol desta causa é nobre. 


O plástico realmente é o vilão? 

 
A Polo Films está alinhada aos objetivos da Nova Economia do Plástico assumindo em seu dia a dia ações de economia circular. O propósito é incentivar cada vez mais o retorno dos resíduos para o ciclo produtivo como matéria-prima para a confecção de novos bens de consumo. 


Esse entendimento é uma proposta de cooperação e unidade com o consumidor, haja vista, os diferentes tipos de embalagens plásticas distintas, onde cada um deve fazer o seu papel na reciclagem e na escolha da melhor embalagem biodegradável. 


Por isso,  a Polo Films mantém parcerias com empresas que coletam materiais reutilizáveis, efetuam sua limpeza e o recondicionam para uso. 

Esta e outras ações são possíveis porque a ideia de sustentabilidade permeia todo o processo de gestão da Polo Films. Em busca de atenuar os problemas decorrentes da ainda tímida reciclagem, coleta e descarte adequados no Brasil, a empresa investe paralelamente na elaboração de soluções tecnológicas, como os plásticos biodegradáveis, que se degradam com muito mais rapidez e podem ser usados para a geração de energia limpa.

Por isso, o plástico não é o vilão. Em outras palavras, a produção e o uso de plásticos podem ser benéficos, quando descartados de maneira correta, por meio da atividade social da reciclagem e indústrias responsáveis, sempre trabalhando na diversidade de reconhecer sistemas biodegradáveis em sua produção.

A produção e o uso do plástico pode ser um grande agente de cooperação para a economia e o meio ambiente, pois o saldo ambiental é positivo, ao contrário do que o sistema linear propagou erroneamente, e leva milhares de pessoas a acreditar nesse erro. 

Esta indústria trabalha para fazer do uso correto do plástico um reprodutor de empregos e viabilizar uma atividade ecologicamente correta. Por isso trabalha incansavelmente para minimizar os possíveis danos ambientais causados pelo descarte inadequado de seu produto, mesmo que muito ainda precise ser feito, cada passo rumo ao consumo inteligente não é em vão.

 A maioria dos plásticos é reciclável e seu reaproveitamento representa, além de uma atividade ecologicamente correta, um incentivo para a economia.

Polo Films e sua cooperação

Desenvolvemos inúmeras linhas de embalagens biodegradáveis, e que aos poucos invadem todos os segmentos, estamos presentes nas gôndolas de mercados e dentro de inúmeras casas, proporcionando qualidade aos nossos clientes e incentivando o consumo responsável.

Dentre as inúmeras linhas de embalagens da Polo Films, em destaque, temos a nossa queridinha linha  b-flex de filmes BOPP biodegradáveis. De perfil eco-friendly, o material possui a mesma eficiência do plástico comum na conservação das propriedades físicas dos itens embalados. Em uma embalagem, além do seu produto embalado, entregamos compromisso na qualidade e consumo responsável.

O desenvolvimento da linha b-flex pela Polo Films e seu lançamento no mercado, fazem parte do processo de resposta prática ao alarmante problema de contaminação do meio ambiente por meio do plástico descartado sem responsabilidade.

A B-flex é reciclável, biodegradável e usa os recursos naturais da maneira mais proveitosa o possível, mantendo os alimentos seguros, resistindo a altas temperaturas e reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera.

Confira nosso trabalho e fique por dentro de todas as iniciativas socioambientais da Polo Films.