Sustentabilidade 8 de Setembro de 2022

Pilares ESG para um negócio sustentável

Os pilares ESG só se sustentam em um negócio por meio de ações. Afirmar isso é importante porque entender a sustentabilidade como teoria, e não como prática, ainda faz parte do cotidiano.

É nesse ponto que as discussões sobre ESG ganham força no mundo todo, uma vez que as empresas estão cada vez mais preocupadas com o impacto que elas estão deixando no planeta.

Em adição, essa preocupação não é apenas das grandes corporações, mas também de investidores e consumidores, sendo que os indivíduos estão demonstrando um interesse genuíno em modelos de negócios ambientalmente responsáveis.

Diante desse cenário, a Polo Films decidiu preparar esse conteúdo para explicar quais são os Pilares ESG, como transformar a sustentabilidade da teoria para a prática e justificar porque devemos ir além quando o assunto é cuidar do nosso planeta.

  • Quais são os Pilares ESG?
  • Pilares ESG: muito mais do que atrair investidores e consumidores
  • Quais são os Pilares ESG?

 

O conceito ESG se refere a três pilares sustentadores em empresas engajadas em promover uma mudança estrutural no sistema econômico, social e comportamental:

 

Environment: pilar ambiental.

Social: pilar social.

Governance: pilar da governança corporativa.

 

Como você conseguiu perceber, a sigla ESG se refere a essas três palavras da língua inglesa. Uma empresa só pode afirmar que segue uma agenda ESG quando implementa ações concretas nesses três pilares.

Além disso, uma agenda ESG prova o engajamento das corporações com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da ONU.

No entanto, para a indústria do plástico, seguir as diretrizes ESG pode ser um desafio difícil de ser superado, uma vez que a sociedade ainda acredita que a sustentabilidade e o plástico são incompatíveis.

Na verdade, a Polo Films é a prova concreta de que é possível ser sustentável na indústria do plástico, como em qualquer outra. Assumir os compromissos de preservar o planeta e promover uma sociedade mais justa e inclusiva é uma responsabilidade de todos nós.

 

Siga a leitura para saber como a nossa empresa segue uma agenda ESG.

 

Pilares ESG: Governança Ambiental

A Polo Films é reconhecida pelas suas embalagens flexíveis e recicláveis, as quais são ideais para a implementação da Nova Economia do Plástico.

Por exemplo, nossa linha b-flex, filmes BOPP biodegradáveis, é composta de embalagens flexíveis que podem se biodegradar quando descartadas em ambiente anaeróbico. 

Além disso, a reciclabilidade é outra característica das nossas embalagens. Nossos filmes OneFlex, desenvolvidos especialmente para os mercados de pet food, atomatados e café, são 100% recicláveis e podem garantir a integridade e conservação dos alimentos, evitando o desperdício.

Nossas embalagens flexíveis deixam claro que os pilares ESG são sólidos na Polo Films, ao desenvolver produtos que sejam adequados para encontrar as demandas de consumidores cada vez mais exigentes e conscientes em relação a assuntos ambientais.

A sustentabilidade na Polo Films é uma prioridade em todas as etapas do processo produtivo, desde a indústria até o pós-consumo, realmente pensando em uma economia circular.

 

Pilares ESG: Governança Social

A Polo Films é medalha de bronze na EcoVadis, uma plataforma que analisa ações nos campos de Direitos Humanos, Ética e Trabalhista. Prezamos pela segurança, bem-estar e desenvolvimento pessoal e profissional de todos os nossos colaboradores.

Ainda, a diversidade e a inclusão são valores indispensáveis para nós. Pensando nisso, implementamos, recentemente, o Projeto SOMA, para que possamos nos transformar em uma empresa cada vez mais plural e diversa.

Em adição, estamos constantemente nos envolvendo com projetos educacionais para promover uma mudança de base em nossa sociedade.

A Revista Turminha da Polo e o Projeto “Apadrinhando o Saber” são iniciativas que provam que temos um compromisso com o desenvolvimento social em nossa área de atuação.

Os pilares ESG só podem ser sustentados quando as empresas assumem o seu compromisso de fazer a diferença no campo social.

 

Pilares ESG: Governança Corporativa 

As nossas lideranças são capacitadas e preparadas para buscar a sustentabilidade, perenidade e a geração de valor, tendo em vista ações e diretrizes que se baseiam na ética, na transparência e no cumprimento voluntário das leis, regulamentos, políticas e procedimentos internos.

Todos nós acreditamos que boas práticas de governança corporativa preparam as empresas para os desafios do amanhã. 

 

Pilares ESG: muito mais do que atrair investidores e consumidores

A sustentabilidade é um fator determinante em cada um dos processos, embalagens e atividades da Polo Films. Só adotando um ciclo de consumo e produção consciente é que podemos criar um futuro mais saudável e sustentável para todos nós.

Isso quer dizer que preferimos sustentar os pilares ESG por que esse é o caminho para garantir um futuro mais ecologicamente consciente, com menos desigualdade social e com menos corrupção.

Afinal, é isso que consumidores e investidores procuram nas marcas em que depositam suas confianças.

Para comprovar essa afirmação, conforme dados da Federação Brasileira de Bancos (Febraban), 87% dos consumidores preferem e procuram por empresas sustentáveis na hora da compra. 

Além disso, de acordo com uma pesquisa da Union Webster, uma empresa de inteligência estratégica de mercado, 70% dos consumidores não se importam em pagar mais por um produto que cause menos dano ao meio ambiente.

Temos consciência que uma agenda ESG demanda trabalho constante e atenção, mas queremos sempre escolher o caminho da sustentabilidade, da inovação, da integridade e do crescimento para continuarmos gerando valor aos nossos stakeholders.