Blog Polo Films 4 de Maio de 2023

Retrospectiva e entrevistas em homenagem aos 43 ANOS DA POLO FILMS

A Polo films está fazendo 43 anos com muita história para contar, muitas lições para ensinar e muito ainda por inovar!

Pois se chegamos até aqui sendo liderança em nosso ramo, é porque a inovação sempre fez parte do nosso DNA. 

Nosso principal produto, os filmes de BOPP, hoje está em todos os lugares, servindo a diversos fins, integrando uma indústria que vem se aprimorando cada vez mais, voltando seu foco para a sustentabilidade, assim como a Polo. 

E neste aniversário queremos fazer uma homenagem especial não ao nosso produto, mas à nossa história. 

Afinal, nós somos a nossa história!

1980 - Nascemos a partir de uma joint venture entre a British American Tobacco e a extinta Hercules Inc. 

1988 - Inauguramos mais uma linha de produção, também em Varginha (MG). Aumentamos nossa capacidade produtiva, o número de colaboradores e a estrutura física. 

1995 - Com 15 anos de atuação no mercado, a Polo Films foi incorporada pelo Grupo Unigel. 

2000 - Expandimos nossas fronteiras. Inauguramos a operação da primeira Linha Tenter-Frame (processo plano) em Montenegro (RS). Expandimos também nossa atuação, nossos mercados, nossas aplicações e nossa cultura. 

2005 - Ampliamos nossa capacidade com a segunda Linha Tenter-Frame de alta velocidade em Montenegro (RS). 

2008 - Iniciamos a operação da nossa terceira linha em Montenegro (RS), aumentando a capacidade de produção nominal dessa unidade para 78.000 t/ano.

2009 - Concentramos nossas operações no site mais moderno de Montenegro (RS) e nos despedimos da cidade onde nascemos.

2011 - Atualizamos nossas linhas de produção investindo em novas tecnologias e equipamentos de ponta. Otimizamos processos, ganhamos mais qualidade e velocidade para continuar atendendo às demandas que cresciam a cada dia.

2017 - A Geribá Investimentos incorporou a Polo Films.

2019 - Modernizamos a nossa marca, expressando seriedade, qualidade, dinamismo e inovação. Uma marca associada à crença inabalável de que as pessoas fazem a diferença.

2020 - Completamos 40 anos de histórias com muitos aprendizados e conquistas, com muitas mais pela frente! 

 

Olhando para esta história, apesar de todas as incertezas que a pandemia trouxe individualmente para cada um, no fundo, tínhamos a certeza de que a Polo seguiria firme e forte, pois sua trajetória indicava exatamente isto. 

E se diante de um desafio tão grande olhamos para o passado na busca por esperança e coragem, diariamente, em nossos afazeres cotidianos, olhamos para o futuro e temos certeza de que chegaremos lá com sucesso, segurança, inclusão, diversidade, inovação e parcerias assertivas. 

Pois é assim que temos feito ao longo das décadas e assim ainda vamos longe. 

A seguir, confira as entrevistas que fizemos com Valéria, do time G&G, e Diego, do SSMA.

Valéria

Quais são as principais bases no tratamento com o ser humano na Polo? 

Comunicação e respeito, sempre buscamos a excelência na comunicação, claro que sempre temos o que melhorar e precisamos fazer, mas somente com comunicação e respeito conquistamos a confiança das pessoas e trazemos elas para junto de nós e com isso buscamos nossos objetivos.

 

Qual é o diferencial do RH (G&G) da Polo? O que o torna diferente dos RHs em geral? 

A área de G&G tem uma relação próxima aos nossos colaboradores, fazemos um acolhimento, pois entendemos que se chegou até nós é porque o assunto é importante para aquela pessoa. E falando de um aspecto mais amplo, se pegarmos programas existentes em diversas empresas e compararmos com os que a POLO Films tem, visualizamos fácil que temos muitas ações que não existem em outras organizações ou então que não se mantêm.

 

Como o G&G contribui para a longevidade da Polo? 

Com o nosso envolvimento com a estratégia do negócio, quando discutimos sobre a estrutura organizacional para suportar nossos objetivos com a Diretoria, quando analisamos os perfis das pessoas e direcionamos para novos desafios, quando estruturamos programas como o NextGen o Diálogos de Carreira, que pensa no crescimento das pessoas e na continuidade do negócio, quando metas são traçadas para nossos colaboradores e são elas que trazem o resultado que buscamos, quando provocamos toda nossa liderança para serem claros em nossos meios de comunicação seja em matérias do boletim G&G, no Fique por dentro com CEO, nas Reuniões de GRD das áreas, nossos objetivos de médio e longo prazo precisam ser bem esclarecidos – onde queremos estar e em quanto tempo.

 

O que esperar do G&G nos próximos anos da Polo?

Que trabalhe forte para sempre termos um local de bem-estar, passamos muitas horas em nosso ambiente de trabalho e este precisa ser agradável. Podemos ter cobranças e questionamentos, sim, mas sempre de forma a nos impulsionar para o melhor. Buscaremos cada vez mais atrelar os objetivos da companhia com os objetivos pessoais. Que sejamos reconhecidos como uma empresa que respeita as individualidades das pessoas por cultura em todos os níveis.

 

Diego - SSMA

O que o setor de SSMA representa para a Polo hoje?

O setor de Segurança, Saúde e Meio Ambiente (SSMA), tem como filosofia, proteger as pessoas, o patrimônio da empresa e meio ambiente, através políticas, programas e ações, objetivando garantir a segurança, a qualidade de vida e o bem-estar de todos os nossos colaboradores, no atendimento pleno das legislações e normas vigentes. Aqui na  Polo Films, o setor representa o cuidado, suporte, proteção e o respeito às pessoas e ao meio ambiente.

 

Quando e por quê este setor foi criado?

O setor de SSMA, é relativamente novo aqui na Polo Films. Mas, os departamentos sempre existiram dentro do processo, desde o início das operações da Planta.

Com o passar dos anos, atrelados aos objetivos e ao planejamento estratégico da empresa, as áreas foram se unificando, pois ambas têm como missão a preservação! Das pessoas, da vida e do meio em que vivemos.
 

Com estes depoimentos fica ainda mais claro que a Polo só chegou onde está hoje por causa das pessoas que compõem seu time! 

São estas pessoas que criam projetos incríveis, que vão muito além da indústria, como a Turminha da Polo, um projeto de educação ambiental voltado para o público infantil. 

É também dos integrantes da Polo que surgem produtos inovadores como o B-flex, Flexprotec ou o Oneflex

E por isso não cansamos de dizer: tudo o que a Polo faz está relacionado ao bem-estar das pessoas! 

#genteétudopragente