Institucional 8 de Maio de 2023

ESG x Sustentabilidade: entenda as diferenças

A sigla ESG é um termo muito usado no mercado, pelas empresas e investidores para medir a sustentabilidade e o impacto ético de um investimento em um negócio, de acordo com o Market Business News (MBN). Basicamente, o ESG serve para avaliar o comportamento corporativo e determinar o futuro desempenho financeiro das empresas, de acordo com as tendências globais. De fato, o ESG  acaba sendo um subconjunto de indicadores de desempenho não financeiro que incluem questões sustentáveis. Os pilares ESG acabam sendo muito importantes nas considerações de investimento e aplicados ​​em estratégias de avaliação de risco.

O que isto quer dizer, exatamente?

Em outras palavras, a sigla ESG é uma forma de empresas e investidores implementarem e avaliarem ações, respectivamente, relativas às principais tendências mundiais, que são as que dão nome à sigla: environmental, social e governance, em português meio ambiente, social e governança. 

ESG refere-se, portanto, a uma classe de investimento também conhecida como “investimento sustentável”. Este é um termo abrangente para investimentos que buscam retornos positivos e impacto de longo prazo na sociedade, no meio ambiente e no desempenho do negócio.

Portanto, pode-se dizer que ESG e sustentabilidade têm algumas semelhanças na medida em que abordam os aspectos ambientais e sociais. 

No entanto, existem algumas diferenças: enquanto a sustentabilidade pode significar coisas diferentes para diferentes entidades, ESG é sobre o conjunto específico de critérios baseados em pilares específicos, ambiental, social e governança.

E se buscamos entender as distinções entre sustentabilidade e ESG, podemos dizer que uma das principais diferenças entre ambos é bem marcada na esfera do investimento.

O investimento sustentável tem por premissa a seleção de projetos ou programas que tenham um impacto positivo nos aspectos sociais e ambientais onde uma entidade está disposta a sacrificar os lucros por um ambiente limpo.

Já o ESG fundamenta as decisões de investimento em um nível mais amplo em que, além da promoção de práticas social e ambientalmente conscientes, considera também determinados critérios, como o tratamento de trabalhadores, os testes em animais, o trabalho infantil, por exemplo, dentre muitos outros. 

Em linhas gerais, podemos dizer que o ESG busca a identificação e classificação dos empreendimentos que apresentam características desejáveis ao mercado, à sociedade e ao meio ambiente. 

Essas características são mais amplas do que é considerado em sustentabilidade, geralmente focada unicamente na questão ambiental, e elas se estendem à remuneração dos colaboradores, por exemplo…

Mas também podemos dizer que as práticas de ESG e de sustentabilidade estão diretamente correlacionadas. Afinal, uma empresa cujas ações são baseadas em pilares ESG é, por natureza, uma empresa que se preocupa com a sustentabilidade.

E empresas sustentáveis hoje em dia são empresas que lucram e que contribuem para a construção da sociedade. 

Inclusive, o lucro é um meio de desenvolver valor compartilhado, sustentabilidade social e sustentabilidade ambiental, e não o fim de tudo, tudo para uma empresa.

A conclusão principal é que: sustentabilidade, ESG ou mesmo crescimento responsável, é um investimento, não um custo. 

A ideia geral do ESG é que a empresa seja sustentável e que esteja fazendo negócios com responsabilidade. 

Isso significa transparência e aplicação de padrões e políticas ESG às operações. 

Seguindo as tendências, a mensagem mais importante é que o crescimento da importância do investimento em sustentabilidade e em ESG determina que o futuro será mais consciente, englobando tanto consumidores quanto empresas e investidores. 

Embora muitos líderes empresariais estejam ainda inseguros diante de tantas mudanças, haverá mais equilíbrio e uma padronização maior com foco em sustentabilidade e ESG nos próximos anos.

O atual foco restrito do ESG em questões que representam um risco financeiro confere uma imagem muito incompleta do desempenho de sustentabilidade de uma empresa, de modo geral, o que não ajuda a explicar o cenário como um todo. Por isso, às vezes algumas empresas podem demorar um pouco mais para entender de fato estas tendências e como se adaptar a elas. 

As empresas precisam divulgar como suas atividades afetam as pessoas e o planeta, para deixar claro que estas ações são importantes e que possuem consequências reais.  

Muita coisa está acontecendo no mundo ESG, e esses desenvolvimentos rápidos e às vezes descoordenados podem parecer opressores para muitos líderes empresariais e investidores.

Na Polo, levamos muito a sério nosso papel social e fazemos questão de divulgar nossa participação na construção de uma sociedade melhor, mais sustentável. 

Por exemplo, recentemente, como resultado de nossas ações ESG, tivemos a entrega das obras de reforma da Escola Bernardino Luiz de Souza, uma ação emocionante que envolveu todos os pilares ESG, uniu pessoas e realizou sonhos. 

A seguir, veja um apanhado do que saiu na mídia sobre o assunto:

📌PORTAL JORNAL IBIÁ - Escola Bernardino Luis de Souza é reinaugurada após reforma

📌RÁDIO GUAÍBA BLOG ALMIR FREITAS - Empresa recupera escola municipal de Montenegro

📌PORTAL REDE DE OPINIÃO - Iniciativa social da Polo Films investe na educação e na construção de uma cultura mais sustentável

📌PORTAL FELIPE VIEIRA - Iniciativa social da Polo Films investe na educação e na construção de uma cultura mais sustentável.

Esta é apenas uma de nossas ações especiais que impactam diretamente a vida das pessoas.

Como outra ação ESG muito legal, desta vez voltada ainda mais diretamente para o público kids, podemos citar a criação da Turminha Polo, nosso projeto de literatura infantil voltada para a educação ambiental. 

Com união, responsabilidade e criatividade, nós vamos muito longe!

Porque #genteétudopragente