Sustentabilidade 13 de Setembro de 2022

Promover a Diversidade também é criar um ambiente mais feliz e mais produtivo

Atualmente, as discussões sobre a importância da diversidade em esferas corporativas estão ficando cada vez mais frequentes, mas podemos dizer o mesmo sobre as ações capazes de promovê-la?

Quando falamos sobre um assunto com tamanha relevância para a sociedade global atual, precisamos pensar em maneiras de transformar teoria e boas intenções em práticas cotidianas.

Com esse pensamento em mente, a Polo Films criou o Programa SOMA, com o objetivo central de criar um ambiente inclusivo e acolhedor para todos. 

Fazemos questão de abrir nossas portas para receber novas ideias, visões de mundo e histórias diferentes, pois estamos cientes de que uma cultura ESG também abrange a inclusão e a diversidade como pilares sustentadores.

Mais do que trazer vozes plurais para nossa empresa, queremos construir uma rotina mais feliz e satisfatória para nossos colaboradores. 

Por isso, preparamos esse artigo para explicar como a diversidade se relaciona com o bem-estar e a produtividade e como as empresas podem fazer a diferença na sociedade ao incentivar a pluralidade em seus times.

 

  • Os benefícios de estimular um ambiente diverso e inclusivo
  • Por que as empresas devem valorizar a diversidade?
  • Conheça o Programa SOMA da Polo Films

 

Os benefícios de estimular um ambiente diverso e inclusivo

A retenção de colaboradores se tornou um verdadeiro desafio para o mercado de trabalho na atualidade. Uma prova disso é a onda de pedidos de demissões que tomou conta dos Estados Unidos, gerando um impacto direto em uma das maiores economias do mundo.

Conforme um levantamento da instituição US Bureau of Labor Statistics, mais de 4,3 milhões de pessoas pediram o desligamento voluntário de suas empresas em dezembro de 2021.

 

Conforme uma pesquisa realizada pela McKinsey, entre os motivos para o desligamento são os seguintes:

Aproximadamente 15% das demissões foram atribuídas a um ambiente de trabalho não inclusivo ou mesmo hostil.

  • 30% das demissões foram associadas à falta de estímulo ao bem-estar e à saúde dos colaboradores.
     
  • 35% dos desligamentos se relacionam com lideranças indiferentes ao cuidado com os colaboradores.
     
  • 15% dos indivíduos desligados mencionam a falta de acessibilidade no local  e em ferramentas de trabalho.

 

Todas essas estatísticas apontam para uma única verdade: se o colaborador está insatisfeito com a liderança e/ou a empresa em que atua, a sua partida é tida como certa.

O mesmo se aplica quando não há representatividade, acessibilidade e políticas de inclusão na empresa.

Por isso, promover um ambiente agradável e convidativo à diversidade se tornou uma necessidade.

Ainda de acordo com a McKinsey, quando as instituições investem na inclusão, é possível implementar uma liderança mais efetiva, aprimorar a gestão organizacional e obter mais retornos com o aumento de produtividade.

Afinal, quando nos sentimos confortáveis, seguros e realizados em um lugar, conseguimos produzir muito mais.

Mais uma vez, queremos mostrar dados da McKinsey para fortalecer esse argumento:

O Retorno sobre o Investimento (EBIT) em empresas que implementaram iniciativas concretas para promover a diversidade foi 53% maior do que em outros competidores do mercado.

Quando a diversidade de gênero é percebida pelos colaboradores, a empresa pode aumentar as receitas em até 26%.

A Dow, uma empresa do setor químico, trouxe as pautas de diversidade e inclusão para o ambiente interno há 30 anos atrás. O resultado é evidente hoje: 93% dos seus colaboradores sentem orgulho de fazerem parte do projeto.

 

Ambientes que abraçam a diversidade contam com pessoas mais produtivas e felizes. As estatísticas são claras para dar suporte a essa afirmação.

O aumento na rentabilidade dessas companhias é apenas uma consequência de um projeto muito mais nobre: dar espaço e voz para indivíduos que são constantemente colocados em segundo plano pela sociedade, seja por causa do gênero, raça, cor de pele, orientação sexual, crença ou necessidades especiais de cunho físico ou cognitivo.

Essas pessoas podem contribuir, e muito, com o crescimento de qualquer empresa. Basta dar a elas o incentivo e a oportunidade. 

 

Por que as empresas devem valorizar a diversidade?

A Polo Films acredita que, na sociedade atual, não há mais espaço para para injúrias, preconceitos e discriminação, especialmente no ambiente corporativo.

Pensamos assim porque as empresas realmente têm um potencial de transformação social, de dentro para fora.

Trabalhar a inclusão no ambiente corporativo ajuda a quebrar preconceitos, além de promover mudanças significativas em nossa realidade. Quando apoiamos a diversidade, é possível conviver com a pluralidade e aprender com ela.

Mais do que isso, é fazer questão de colocar o bem-estar e o respeito a todas as pessoas em primeiro lugar, construindo um ambiente agradável e estimulante para todos executarem o seu melhor.

É assim que as oportunidades podem chegar em outras pessoas também, especialmente naquelas que foram marginalizadas e excluídas (ou mesmo esquecidas) durante décadas!

É inegável que mulheres, negros, pessoas com deficiência, a comunidade LGBTQIA+ e outros grupos da sociedade são constantemente silenciados quando cumprem os seus papéis como cidadãos, o que inclui a vida profissional dessas pessoas.

Quando as empresas fazem questão de ouvir o que elas têm a dizer e convidá-las a participar ativamente das tarefas e projetos que acontecem dentro da companhia, esse comportamento tende a ser refletido na sociedade.

Por isso, acreditamos que as empresas têm o grande potencial de promover uma sociedade mais diversa, inclusiva e igualitária.

 

Conheça o Programa SOMA da Polo Films

Queremos fazer a diferença na comunidade em que estamos inseridos, a começar pela promoção da inclusão e diversidade na Polo Films.

Tendo esse objetivo em mente, estamos implementando o Programa SOMA em nossas operações, uma iniciativa alinhada com as diretrizes ESG e que tem como meta tornar os nossos times e cargos de liderança mais plurais.

Quando muitas perspectivas são consideradas no processo de tomada de decisões, as empresas são capazes de ganhar eficiência, aumentando receitas e gerando valores para stakeholders.

Em uma sociedade plural como a brasileira, não é eficiente considerar apenas um ponto de vista predominante e desconsiderar outros pontos de vista diferentes.

Quando a empresa é excludente, ela também está desconsiderando a existência de grupos que estão presentes na sociedade, perdendo grandes oportunidades no mercado.

Todavia, mais do que melhorar as estratégias de mercado internas, queremos construir um ambiente onde as pessoas possam se sentir seguras e realizadas, além de terem liberdade de serem quem são.

Nesse sentido, o Programa SOMA é idealizado para trazer a diversidade para a Polo Films em todas as frentes, desde o processo de recrutamento até o desenvolvimento de carreira. Assim, temos certeza que estaremos cumprindo nossa missão enquanto empresa.