Blog Polo Films 7 de Outubro de 2022

Como as datas comemorativas impactam nosso consumo e como nos relacionamos com as marcas

Você sabia que as datas comemorativas também podem ser vistas como oportunidades para alavancar resultados?

Quem sabe explorar essas ocasiões especiais, além de impulsionar vendas, também consegue melhorar o seu relacionamento com o cliente final.

Nesse cenário, a embalagem flexível tem um papel fundamental, uma vez que funciona como uma espécie de vitrine para o produto.

Para explicar como você pode aproveitar as datas comemorativas da melhor forma possível, a Polo Films preparou esse conteúdo exclusivo.

Queremos mostrar como a embalagem flexível pode ser uma poderosa aliada durante épocas específicas do ano e como ela consegue criar um vínculo com o consumidor, fortalecendo a sua marca.

Boa leitura!

 

Como usar as datas comemorativas para impulsionar resultados?

 

  • Qual é o papel da embalagem flexível no aumento de vendas durante datas comemorativas? 
  • Como usar as datas comemorativas para impulsionar resultados?

 

As datas comemorativas animam qualquer pessoa, não é mesmo? No calendário, aguardamos ansiosamente por esses momentos especiais.

Toda essa animação também se reflete nos nossos hábitos de consumo e na maneira como nos relacionamos com as marcas.

Por isso, muitas empresas enxergam essas ocasiões como oportunidades para fortalecer o relacionamento com os consumidores e conquistar novos clientes também.

Algumas épocas do ano são positivamente afetadas pela sazonalidade, trazendo visibilidade para alguns produtos em específico durante determinadas épocas do ano.

As marcas que sabem explorar essas movimentações de demanda do consumidor conseguem aproveitar esses picos de venda muito melhor, e a embalagem flexível é uma importante ferramenta para isso.

Sabe qual é a razão pela qual isso acontece? Em datas comemorativas, a personalização da embalagem e do produto é o grande segredo.

Afinal, o consumidor precisa entender que o produto foi feito especialmente para aquela ocasião, sendo a embalagem flexível a encarregada em transmitir essa mensagem de forma muito clara.

Sendo assim, para melhor adaptar os produtos às datas comemorativas, siga as seguintes dicas:

 

  • Planejamento é vital para assegurar bons resultados durante épocas sazonais: Saber que, em determinadas épocas do ano, as pessoas se reúnem para confraternizar e estão mais dispostas a consumir um pouco mais faz toda a diferença, tanto na linha de produção, quanto em estratégias de marketing.
     
  • Alinhe o posicionamento da marca com a data comemorativa: Se sua marca dialoga mais com o público feminino, por exemplo, aproveite o Dia da Mulher e o Dia das Mães para impulsionar vendas por meio de embalagens personalizadas.
     
  • Saiba que a tendência do consumidor nos últimos meses do ano é gastar mais: Nos meses de novembro, com a Black Friday, e dezembro, com o Natal e Festas de Fim de Ano, os consumidores estão dispostos a fazer a economia circular. É um bom momento para sua empresa também organizar promoções e lançamentos de novos produtos, sempre contanto com a embalagem personalizada para transmitir a mensagem.
     
  • Use a embalagem com inteligência: Além de conversar com o consumidor, a embalagem flexível também aumenta a longevidade do produto. Isso é muito relevante para empresas alimentícias que querem produzir um pouco mais para aproveitar a época de fim de ano, sem comprometer a qualidade do alimento.
     
  • Cuide do seu produto: Se você preparou uma linha especial de produtos para o Natal, ou qualquer outra data, o consumidor precisa saber disso. Sendo assim, use a embalagem para transmitir esse recado.
     
  • Em datas comemorativas, a aparência da embalagem e produto importa: Muitas pessoas aproveitam esses momentos para trocar presentes. Sendo assim, o aspecto físico da embalagem e do item em si assumem um papel importante, impactando diretamente na decisão de compra. Pense no design, coloração, textura e tipografia, de modo a vender mais durante épocas do ano específicas.

 

Percebeu como a embalagem flexível realmente impacta no consumo das pessoas, especialmente em datas comemorativas.

Agora que você conhece essas dicas, sua marca também conseguirá aproveitar esses momentos para fortalecer o relacionamento com os consumidores.  

 

Qual é o papel da embalagem flexível no aumento de vendas durante datas comemorativas?

 

As embalagens flexíveis têm uma relação direta com a sazonalidade e as datas comemorativas.

Em épocas de confraternização e comemoração, o consumidor está disposto a consumir mais assiduamente. A pergunta que fica é se o seu produto e marca estão preparados para conquistá-lo.

Para as marcas, é importante ser criativo durante determinadas épocas do ano, especialmente no último semestre, uma vez que o consumo tende a ser maior nessa época.

Mostrar para o consumidor que uma data comemorativa também é importante para a sua marca ajuda a construir um sólido vínculo com ele, em um passo fundamental para atingir a sua fidelização.

Estar engajado nas mesmas causas que o seu público-alvo pode realmente alavancar resultados, sendo que as embalagens flexíveis podem ser usadas para esse fim.

Especialmente no momento atual, em que os consumidores estão cada vez mais conscientes do papel social das empresas, as marcas podem, e devem, usar as embalagens como seus mais fiéis comunicadores.

Conforme nos aproximamos das datas comemorativas do fim do ano, as pessoas estarão procurando por produtos personalizados e que as representem.

Certifique-se que a sua marca está preparada para conversar com elas.