Sustentabilidade 9 de Junho de 2022

Você conhece os Tipos de Plásticos Recicláveis? O BOPP Está Entre Eles

Não dá para imaginar o mundo atual sem os benefícios e a praticidade do plástico. Suas variadas aplicações o fazem presente hoje em praticamente todos os setores da economia. Como o aumento da população mundial reflete diretamente em seu consumo, isso nos leva à inevitável questão: O que fazer com toneladas e mais toneladas de resíduos produzidos diariamente em todo mundo? A resposta está no reaproveitamento, na reutilização e na reciclagem. 

A maioria dos plásticos é reciclável, incluindo o BOPP, polímero flexível utilizado em embalagens diversas para preservar e assegurar a qualidade de produtos, principalmente os alimentícios. O ideal então é que o ciclo de vida de uma embalagem plástica não termine quando ela é colocada na lata de lixo, mas sim incluir na cadeia de reciclagem, uma atitude fundamental para preservação da biodiversidade e manutenção dos recursos naturais.

Com uma abordagem apropriada da reciclagem do plástico, as empresas contribuem com a redução da extração de matéria-prima, consumo de outros recursos como energia, água, redução na geração de resíduos e potencializar os lucros. Além disso, dão uma resposta a consumidores cada vez mais atentos às ações sustentáveis dos fabricantes dos produtos que consomem.

 

Tipos de Plásticos Recicláveis

Quando reprocessado, o plástico volta como matéria-prima para a indústria. Isso incentiva a economia circular, a diminuição de resíduos plásticos em aterros, porém esta atividade só é possível com polímeros que permitem seu reaproveitamento. Confira a seguir os tipos de plásticos recicláveis: 

 

PET (polietileno tereftalato) 

Um dos polímeros mais conhecidos e populares, é utilizado em frascos e garrafas para uso alimentício e farmacêutico, cosméticos, bandejas para micro-ondas, filmes para áudio e vídeo e fibras têxteis.

 

PEAD (polietileno de alta densidade)

Leve e rígido, está presente em embalagens de detergente e óleos automotivos, sacolas de supermercados, garrafeiras, tampas, tambores para tintas, potes, utilidades domésticas, entre outros. 

 

PVC (Policloreto de Vinila)

Impermeável e rígido, está presente nas tubulações de água, embalagens de óleo comestível, potes de maionese, cones de sinalização, calhas e brinquedos. É muito utilizado na construção civil em virtude de sua durabilidade.

 

PEBD (Polietileno de Baixa Densidade)

Por ser flexível, leve, transparente e impermeável, o polietileno de baixa densidade é muito usado na indústria de transformação. Com ele é possível fabricar sacolas de supermercado, embalagens de leite e de outros alimentos e materiais hospitalares. 

 

Polipropileno

Tem na sua composição o gás propeno, sendo utilizado na fabricação de embalagens de alimentos, produtos industriais e da construção civil (cordas, tubos para água quente, fios e cabos). 

 

Poliestireno

Entre as características deste plástico estão capacidade de isolamento térmico, leveza e flexibilidade. Podem ser fabricados com ele potes para iogurtes, sorvetes e doces, frascos; componentes de eletrodomésticos, como a parte interna de portas de geladeiras e produtos descartáveis como copos plásticos e aparelhos de barbear.

 

BOPP

O polipropileno biorientado é um tipo de filme plástico muito utilizado em embalagens de salgadinhos, biscoitos, sopas instantâneas, barrinhas de cereais, chocolates, rótulos etc. É requisitado pelo mercado fácil de colorir, imprimir e laminar. O aspecto metalizado é a principal característica visual do BOPP, mas ele também pode ser transparente, opaco ou fosco. 

 

Suas propriedades físicas são ideais para o bom condicionamento de alimentos, pois evitam contato do produto com gases, oxigênio, variações de temperatura e umidade. Como se não bastasse, esse tipo de plástico tem impressão facilitada e desliza facilmente nas máquinas de empacotamento, o que melhora o rendimento na produção das fábricas. Assim como os plásticos supracitados, o BOPP é 100% reciclável, como atestam diversos estudos. 

 

Polo Films: alinhada à economia circular

Fabricante de BOPP, a Polo Films está alinhada aos objetivos da Nova Economia do Plástico e incentiva cada vez mais o retorno dos resíduos para o ciclo produtivo como matéria-prima para a confecção de novos bens de consumo. Por isso, mantém parcerias com empresas que coletam materiais recicláveis, beneficiam os resíduos agregando valor, empresas do terceiro setor apoiando em ações sustentáveis. 

Em busca de atenuar os problemas decorrentes da ainda tímida reciclagem, coleta e descarte adequados no país, a empresa investe também na elaboração de soluções tecnológicas, como os plásticos biodegradáveis, que se degradam com muito mais rapidez e podem ser usados para a geração de energia limpa.

É imprescindível que as embalagens plásticas sejam sustentáveis e não coloquem em risco o meio ambiente. Somente assim será possível compatibilizar qualidade e segurança dos alimentos com saúde do consumidor e do ambiente em que vivemos. E apostar na reciclagem é construir esta realidade.