Sustentabilidade 7 de Agosto de 2023

Produtos sustentáveis: 11 benefícios da economia circular

A economia circular está emergindo como um processo transformador que desvincula o crescimento econômico do consumo de recursos naturais e cria impactos ecológicos e sociais positivos. Tem o potencial de ajudar as empresas a transformar e prolongar a vida e o valor dos produtos em todos os setores por meio de ecossistemas e modelos de negócios circulares, em que o resíduo, após seu descarte, volta para a cadeia produtiva. Embalagens flexíveis e filmes para embalagens, por suas características particulares, podem fazer parte do conceito de economia circular. 

Isto porque o filme flexível de BOPP é totalmente reciclável. E, por ser mais leve, estimula o uso de menos plástico na produção de embalagens. 

As embalagens flexíveis também contribuem para a redução na emissão de gases do efeito estufa, por ser possível transportar uma quantidade maior de produtos a cada viagem.

Produtos sustentáveis como os filmes flexíveis e as embalagens flexíveis de BOPP, abarcam as principais características da economia circular: foco no consumidor, viabilidade técnica, viabilidade econômica e responsabilidade e gestão de impacto para criar produtos projetados para a sustentabilidade, com um impacto ambiental mínimo durante todo o seu ciclo de vida. 

Economia Circular: um novo modelo econômico 

O modelo econômico que seguimos atualmente tem consequências negativas, como esgotamento de recursos, poluição ambiental, perda de biodiversidade e mudanças climáticas. 

O padrão “usar e descartar”, típico deste modelo econômico, não oferece aos produtores e seus designers incentivos para tornar seus produtos mais circulares. 

5 passos na direção da economia circular e de produtos sustentáveis:

Aprimore os requisitos de design ecológico para garantir que os produtos sejam mais ecológicos, circulares e eficientes em termos de energia.

Aumente a disponibilidade de informações de sustentabilidade ambiental para consumidores e participantes da cadeia de suprimentos.

Impedir o descarte ou destruição de produtos de consumo não vendidos.

Estimular a adoção de modelos de negócios sustentáveis.

Estabelecer critérios obrigatórios para compras públicas verdes.

Pensar e planejar o impacto ambiental dos produtos ao longo do seu ciclo de vida levará a produtos mais sustentáveis, circulares e mais eficientes em termos de recursos. 

É o caso das linhas b-flex e OneFlex da Polo Films, filmes de BOPP totalmente sustentáveis, desenvolvidos dentro desta lógica de economia circular, resultados de uma grande estrutura que foca na sustentabilidade em todos os aspectos, desde a educação e envolvimento comunitário, até o desenvolvimento de pesquisas científicas e investimento em tecnologia de ponta. 

Integrar a cadeia produtiva da economia circular não é algo que acontece da noite para o dia. Envolve conhecimento e dedicação, pois é preciso mudar hábitos, padrões de produção, planejamento estratégico e até mesmo, muitas vezes, repensar as parcerias. 

Contudo, este é um esforço muito necessário e que traz resultados e recompensas não apenas no âmbito financeiro e dos negócios, mas também na própria estrutura das empresas, em sua relação com a sociedade e com o futuro. 

Por isso, para estimular este passo tão importante, separamos alguns benefícios da economia circular. 

Confira!

Benefícios da Economia Circular

  • Impulsiona os negócios, inclusive em nível global.
  • Reduzir os custos administrativos.
  • Cria vantagem competitiva globalmente.
  • Desvincula o crescimento econômico da necessidade de uso de energia e recursos não renováveis.
  • Aumenta a resiliência a choques externos, reduzir dependências.
  • Fortalece e amplia o mercado de materiais reciclados.
  • Ajuda a reduzir os impactos negativos da produção industrial no clima, no meio ambiente e na biodiversidade.
  • Reduz os impactos negativos ao longo das cadeias de valor dos produtos.
  • Estende a vida útil dos produtos, pois serão reutilizados e reincorporados à cadeia.
  • Economia de energia, recursos naturais e redução de custos.
  • Contribui com mais informações e estímulos para que outros façam escolhas sustentáveis.

Economia Circular: muito além do discurso

O conceito de sustentabilidade tem sido cada vez mais adotado no comportamento das empresas e marcas ao redor do mundo todo pois se trata de uma necessidade global. 

Ser sustentável não é apenas uma questão de discurso, a sustentabilidade precisa estar presente nas ações, no planejamento, na postura das marcas. 

Ela faz parte dos pilares ESG, que significa governança ambiental, social e corporativa, do inglês environmental, social, and corporate governance. 

ESG é uma abordagem para avaliar até que ponto uma corporação trabalha em prol de objetivos sociais que vão além do papel de uma corporação, tanto para maximizar os lucros em nome dos acionistas da corporação quanto pelos resultados para a sociedade e para o meio ambiente. 

Na Polo Films, levamos os conceitos de ESG e sustentabilidade muito a sério. Eles estão presentes em nossas ações e projetos, e também em nossos produtos. 

É o caso dos filmes flexíveis de BOPP b-flex e One Flex, exemplos do que se pode produzir dentro da economia circular. 

O b-flex é uma linha de filmes flexíveis de BOPP totalmente biodegradáveis, pois quando não é feita a reciclagem do produto - afinal, ele é também 100% reciclável, - mas, sim, sua destinação aos aterros sanitários, ocorre a biodegradação completa do material.

Além de ser eco-friendly, o material possui a eficiência do plástico comum utilizado em larga escala nas embalagens flexíveis, mas vai além por ser um produto sustentável, que atende às exigências de um mercado e de um público cada vez mais sensível e atento às ações de sustentabilidade das empresas. 

Já o OneFlex, solução monomaterial, 100% reciclável e sem alumínio em sua composição. É um produto sustentável perfeito para embalagens de alimentos que necessitam de uma grande barreira de proteção e, por isso, precisam adicionar outros substratos em suas composições. É o caso, por exemplo, dos setores do café, de pet food, snacks e biscoitos, dentre outros. 

Mas a economia circular envolve toda uma cadeia que não depende apenas da produção dos produtos: ela conta também com a participação indispensável da sociedade. 

Afinal, para que a circularidade ocorra, é preciso que tanto o consumidor quanto o descarte dos plásticos sejam feitos de forma consciente. 

Parte deste processo está na educação, base para o desenvolvimento de uma consciência sustentável e coletiva. Por isso, na Polo Films, a sustentabilidade está presente desde a produção, pesquisa e desenvolvimento de produtos, até o compromisso social com a educação infantil. 

Neste sentido, temos muito orgulho do projeto Turminha da Polo, nossa revista infantil que leva, de forma lúdica e educativa, o conceito de sustentabilidade e a importância de cuidar do meio ambiente às crianças, numa linguagem que lhes é compreensível e divertida. 

Agora que você já entende bem o que é a economia circular e qual é o seu papel nela, contribua para fazer do nosso mundo um lugar melhor para todos!