Sustentabilidade 22 de Fevereiro de 2023

A importância da sustentabilidade e da reciclagem em 2023

Você já parou para pensar na real importância da sustentabilidade e da reciclagem? Talvez, parando para pensar na enorme quantidade diária de lixo que produzimos diariamente você pudesse entender melhor esta importância. E especialmente nesta época do ano, que o brasileiro tanto ama, o carnaval, é que as ruas ficam tomadas por montanhas de lixo. Observando este fato curioso, fica fácil entender que a reciclagem e a sustentabilidade são importantes não apenas como práticas diárias mas também como conceitos que devem ser internalizados, para uma real mudança de comportamento e, assim, do paradigma que vivemos em relação ao lixo que produzimos. 

Você pode nunca ter parado para pensar sobre isto, mas durante o carnaval, esta falta de consciência acerca da geração incontrolável de resíduos e seu descarte irresponsável fica ainda mais evidente. 

Segundo a Amlurb (Autoridade Municipal de Limpeza Urbana), no Carnaval de 2019, foram recolhidas mais de 1.400 toneladas de lixo apenas nos estados de São Paulo e do Rio de Janeiro. E o pior: estes resíduos não tem um descarte apropriado. É levado para aterros sanitários, lixões e oceanos.

 

É claro que o folião acostumado a não se deparar com lixeiras de coleta seletiva na rua não ocorrerá a preocupação, em pleno carnaval, de descartar seu lixo no local correto. Ele simplesmente vai jogar na rua, como todos ao seu redor. Por isso, torna-se ainda mais urgente uma mudança de hábitos. 


Sustentabilidade além do lixo: descongelamento das geleiras em 2023

Falar em sustentabilidade e reciclagem não diz respeito apenas à redução da produção de resíduos e ao zero waste (desperdício zero). Este assunto faz parte de um todo muito maior e mais complexo, que precisa ser encarado com realidade. 

Parte deste todo tão sério é a questão das geleiras: de acordo com estudo publicado este ano pela revista científica "Science",as projeções mais precisas até hoje sobre o futuro de cerca de 215.000 geleiras é que até o final do século, metade delas estará descongelada. 

E o que isto pode ter a ver com reciclagem e com sustentabilidade? 

O simples fato da mentalidade de cada um. Cuidar do planeta deve ser uma atitude coletiva guiada pela individualidade. Como protestar contra a emissão indiscriminada de gases do efeito estufa que provocam o acelerado aquecimento global e consequentemente acelerado derretimento das geleiras, catástrofes naturais e extinção de espécies se mal conseguimos descartar o lixo que nós mesmos produzimos de forma adequada ou optar pelo consumo sustentável?

Sustentabilidade e reciclagem: precisamos falar sobre isso

O meio ambiente faz referência a todos os recursos naturais necessários para a sobrevivência e o desenvolvimento da sociedade. A sustentabilidade busca o uso racional destes recursos naturais sem comprometer o meio ambiente preservando o uso das gerações futuras.

Sustentabilidade é equilibrar a preservação do meio ambiente e o que ele pode oferecer em consonância com a qualidade de vida da população.

E à medida que a importância da preservação dos recursos naturais vem se popularizando, novos termos e novas formas de lidar com o meio ambiente vêm sendo desenvolvidas, gerando alto impacto através da logística reversa, por exemplo. 

O Projeto de Lei 270/22 cria um sistema nacional de logística reversa para resíduos têxteis, como produtos usados e descartados, sobras de tecido e embalagens. A logística reversa consiste na coleta e na reciclagem de produtos e resíduos após o uso pelo consumidor final.

Outro termo que se popularizou muito foi o zero waste

O conceito zero waste surgiu junto com o crescimento das pautas de sustentabilidade. Traduzindo, o termo significa lixo zero, ou seja, é a ação de reduzir a quantidade de lixo produzido a zero. Para mantermos o lixo zero é importante repensarmos a maneira que descartamos o lixo e a necessidade de simplesmente jogar fora.

No Brasil, anualmente, são produzidos 27,7 milhões de toneladas de resíduos recicláveis. Porém, alarmantemente, apenas 4% de toda esta quantidade é, de fato, encaminhado à reciclagem, índice muito abaixo de países de mesma faixa de renda e grau de desenvolvimento econômico, como Chile, Argentina, África do Sul e Turquia, que apresentam média de 16% de reciclagem, segundo dados da International Solid Waste Association (ISWA)

Polo Films e Soluções Sustentáveis: o exemplo que arrasta

Sabemos que falar em sustentabilidade e reciclagem é muito importante para a imagem das empresas atualmente, mas não ficamos apenas no discurso, pois sabemos que muito mais do que a palavra, o que influencia é o exemplo. 

E nós levamos muito a sério nosso compromisso com as práticas ESG, principalmente no que diz respeito ao impacto ambiental de nossa própria produção. 

Por isso, temos investido sempre em pesquisas que geram resultados incríveis como os produtos B-flex e Oneflex, nossas linhas de filmes plásticos biodegradáveis

Nossos investimentos em pesquisas para estas linhas de produtos estão completamente alinhados às atividades da chamada economia circular, conceito que associa desenvolvimento econômico a um melhor uso de recursos naturais, por meio de novos modelos de negócios e da otimização nos processos de fabricação com menor dependência de matéria-prima virgem, priorizando insumos mais duráveis, recicláveis e renováveis.

Sustentabilidade: educar faz parte do processo

Além de investir em pesquisas e desenvolvimento de produtos biodegradáveis, de fomentar a economia circular, de cumprir as premissas da Logística Reversa, sabemos que é muito importante também falar sobre este tema para contribuir com a educação da população acerca dele. 

Sabemos que a junção de conhecimento mais exemplo é o que pode, de fato, provocar mudanças profundas e duradouras na mentalidade das pessoas e, consequentemente, no seu comportamento. 

Hoje em dia já é muito comum consumidores optarem por marcas que seguem diretrizes sustentáveis, de forma que a questão se torna não apenas ambiental mas também econômica e de mercado. 

Evoluir tecnologicamente é imperativo para se manter competitivo, já se sabe, mas evoluir de forma sustentável também. E sobre isto ainda não se fala tanto. 

Por isso, queremos difundir a ideia de que a solução para o futuro do planeta está, sim, nas mãos de todos: desde o consumidor final até o brand owner.

Não se pode tirar um só elo desta cadeia de compromisso. Pelo contrário, é preciso reforçar a importância de que cada um deve fazer a sua parte e de que cada parte importa. 

Desde o descarte correto do lixo, da coleta seletiva, da reciclagem à liberação de gases do efeito estufa: tudo está conectado. 

Que tal conhecer nosso blog e entender um pouco mais sobre este assunto tão importante? Temos conteúdos que podem te ajudar muito a se encontrar enquanto elo desta importante cadeia sustentável!