Blog Polo Films 16 de Junho de 2022

Espiral Sustentável Polo: quando a inovação faz par perfeito com a sustentabilidade

Muitos empresários se perguntam se é possível inovar e ser competitivo sendo também sustentável. A resposta não abre margem para hesitações: SIM! E quem ainda enxerga dilema nessa equação está perdendo o bonde da história. Prova disso é o êxito que a Polo Films vem obtendo ao aliar inovação e sustentabilidade em seus produtos e processos. Sucesso que tem a ver com a maneira como a empresa conduz seu projeto de futuro.

Tudo parte de um exame prático da realidade: em um mundo pontuado por problemas socioambientais, aliar inovação à sustentabilidade se torna cada vez mais necessário. Precisamos preservar o meio ambiente, fato, mas negócios também precisam lucrar e promover o desenvolvimento econômico das sociedades onde estão inseridos. Alinhar estes propósitos, longe de parecer um quebra-cabeça, vira algo natural e fluido quando se tem um plano bem consolidado. No caso da Polo Films, a gente prefere chamar de espiral.

 

Espiral Sustentável Polo

Ao mesmo tempo em que a tecnologia traz benefícios cada vez maiores para nossa sociedade, como melhoria na qualidade e segurança das embalagens, ela também pode causar impactos ao meio ambiente, que se torna incapaz de produzir os recursos naturais explorados na mesma velocidade da sua extração. A quantidade de plástico consumido e descartado inadequadamente por ano no mundo é um bom exemplo disso. Reconhecer esses excessos despertou novos valores na sociedade, que reivindica agora a união de inovação e sustentabilidade.

Ciente disso, a Polo Films foi buscar inspiração para suas ações sustentáveis na própria natureza, afinal, se o objetivo final é preservá-la, nada mais justo do que tê-la como modelo. Ao escolher a forma da espiral, padrão geométrico presente em todo universo, a empresa ilustra seu caminho rumo à sustentabilidade com um símbolo de evolução e de movimento ascendente e progressivo, que não retrocede, mas avança ainda com mais força e solidez a cada volta. 

 

Voltas que inspiram

Toda espiral parte de um ponto, e na Polo Films este ponto de partida foi entender que a sociedade não só aprova meios de produção mais sustentáveis, como também espera que as organizações se comprometam a empregá-los. Além de consumidores mais atentos às necessidades do planeta, há um peso maior da legislação sobre as empresas, que precisam buscar eficiência e, ao mesmo tempo, prestar contas de sua responsabilidade ambiental.

Empresas estas que não são mais vistas apenas como provedoras de produtos, mas passaram a ocupar um espaço de articulação de novas tendências e construção de um futuro viável. Contexto em que para ser competitivo no mercado é fundamental ser também sustentável. Por isso, inovação e sustentabilidade são indissociáveis, parceiras, e não rivais. E não se iluda achando que ações de coleta seletiva de lixo e controle do consumo de água e de energia bastam. E seu produto? Como ele chega ao consumidor? A embalagem que o protege resguarda também a natureza? 

 

Na ponta da língua: Polo Films 

A Polo Films sabe que os questionamentos acima rondam os fabricantes de produtos diversos. Ninguém discute a importância das embalagens plásticas flexíveis em nossas vidas, mas estas precisam mais do que atender às exigências básicas de um consumidor cujos hábitos estão mudando rapidamente. É preciso também que elas satisfaçam os preceitos da sustentabilidade e não coloquem em risco o meio ambiente.

Como parte de sua espiral sustentável, a empresa incentiva cada vez mais o retorno dos resíduos para o ciclo produtivo como matéria-prima para a confecção de novos bens de consumo. Para isso, mantém parcerias com empresas que coletam materiais reutilizáveis, efetuam sua limpeza e o recondicionam para uso.  Paralelamente, investe na pesquisa e elaboração de soluções tecnológicas que ajudam seus clientes a dar uma resposta igualmente sustentável para seus consumidores.

 

Voltas que inspiram

No espaço de pouco mais de um ano, a Polo Films brindou o mercado com três novos produtos inovadores e sustentáveis. O primeiro deles foi BOPP biodegradável b-flex que, além de reciclável, se decompõe quando descartado em ambiente anaeróbico. Na esteira deste lançamento veio o FlexProtec, filme plástico antimicrobiano que usa a nanotecnologia dos íons de prata para eliminar bactérias, fungos e vírus.

Dois produtos que contribuem diretamente para a economia circular, por serem 100% recicláveis, mas que ainda carregam características especiais que o tornam ainda mais sustentáveis. No caso do b-flex, sua biodegradabilidade reduz seu tempo de permanência na natureza. Já FlexProtec - por eliminar micro-organismos responsáveis pela degradação precoce dos alimentos - contribui decisivamente para o possível aumento do shelf life de alguns produtos, evitando assim o desperdício. 

O último lançamento da Espiral Sustentável Polo foi apresentado ao mercado no início de junho deste ano, durante o Fórum ABRE de Sustentabilidade – Positive Packaging. Trata-se OneFlex, um filme BOPP para soluções monomateriais especialmente desenvolvido para os mercados de café, pet food e atomatados. É 100% reciclável e sem alumínio em sua composição, oferecendo alta barreira a gorduras, aromas e oxigênio. 

Para promover inovação com vistas à sustentabilidade são necessários esforços, mas como recompensa ganha-se eficiência e fortalecimento da marca perante seu público. Estas são vantagens competitivas poderosas, pois organizações inovadoras e sustentáveis conquistam espaço e tendem a se tornar líderes de mercado. A Polo Films sabe que a sustentabilidade passa necessariamente pela embalagem, pois isso sua espiral ainda promete muitas voltas. Voltas que inspiram.