Mercado 22 de Dezembro de 2023

Filme de BOPP para embalagens flexíveis: tendências, vantagens e aplicações

O BOPP, ou Polipropileno Biorientado, é um filme plástico para diversas aplicações industriais e de embalagens, muito famoso por ser material fundamental para a produção de embalagens flexíveis, e também muito utilizado na produção de rótulos . Originado através de um processo de orientação biaxial durante a extrusão do polipropileno, esse material se destaca por suas propriedades . 

Podendo ser filmes com uma transparência excepcional e brilho superficial, opacos ou metalizados, por exemplo, o BOPP oferece boa visibilidade dos produtos embalados, enquanto sua resistência mecânica, resultado da orientação biaxial, garante durabilidade e robustez.

Além disso, suas propriedades de barreira a gases e umidade preservam a frescura dos produtos, tornando-o ideal para embalagens de alimentos e inclusive de alimentos e produtos com cheiros muito fortes, como pó de café ou alimentos para pets, como rações. 

A capacidade de impressão de alta qualidade, juntamente com a reciclabilidade, solidifica o BOPP como uma escolha versátil e sustentável em diversas aplicações, desde rótulos até filmes metalizados. 

E o BOPP se destaca não apenas por suas características técnicas, mas também por seu papel fundamental em proporcionar soluções inovadoras na indústria, que demanda cada vez mais inovação e criatividade para lidar com as demandas dos novos hábitos de tendências. 

Embalagens Flexíveis e BOPP: Desafios no mercado

As embalagens flexíveis são uma alternativa ecologicamente mais eficiente, se comparado à sua geração de resíduos com opções de embalagens rígidas. 

A flexibilidade inerente aos filmes de BOPP não apenas otimiza o espaço durante armazenamento e transporte, minimizando a necessidade de excesso de material de embalagem, mas também oferece propriedades de barreira superiores. 

Estas, por sua vez, protegem os alimentos contra influências externas, tais como umidade, oxigênio e luz, prolongando a vida útil dos produtos e contribuindo para a mitigação do desperdício alimentar.

De acordo com dados de pesquisa da Mordor Intelligence, o mercado de filmes BOPP enfrenta uma série de desafios e uma certa volatilidade comercial. 

Variações nos preços da resina, tarifas comerciais, barreiras comerciais e flutuações cambiais exercem impactos significativos no capital de giro e no planejamento estratégico das empresas do setor. 

Em resposta às turbulências econômicas e financeiras, a cautela torna-se imperativa, uma postura que se intensificou com os impactos da pandemia da COVID-19. A perturbação nas operações de fornecimento e distribuição de matérias-primas adicionou uma camada de complexidade, desafiando a resiliência do mercado de filmes BOPP.

Apesar dos desafios, o mercado de filmes BOPP demonstrou resiliência, registrando um aumento nas margens globais desde o seu ponto mais baixo há dois anos. Essa recuperação é atribuída à redução do excesso de capacidade e a condições mais favoráveis nos custos das matérias-primas. Importante observar que, enquanto a China permanece como um epicentro vital dos investimentos, a Índia emergiu como um participante significativo, testemunhando um notável aumento nos investimentos nos últimos anos.

Há cinco anos, a Índia, por exemplo, praticamente duplicou sua capacidade de produção de filmes BOPP, impulsionada por fatores como a abertura do setor varejista, o aumento da classe média e o consequente aumento nos gastos do consumidor em produtos embalados. 

Embora com uma capacidade menor em comparação com a China, a Índia destaca-se pelo crescimento substancial na produção de BOPP, com investimentos recentes contribuindo para uma capacidade nominal anual que supera 45.000 toneladas.

Estes investimentos, aliados à resiliência demonstrada pelo mercado de filmes BOPP, sugerem um panorama de continuidade e expansão. Enquanto os desafios persistem, a busca constante por eficiência e inovação abre caminho para um futuro dinâmico, onde o BOPP continua a desempenhar um papel vital em diversas indústrias.

BOPP: algumas características principais

O BOPP é produzido através do processo de orientação biaxial, o que lhe confere uma série de características desejáveis para embalagens flexíveis, incluindo:

Transparência: O BOPP transparente permite que o conteúdo da embalagem seja visível, o que é importante para produtos onde a apresentação visual é um fator importante.

Brilho e Aparência: O BOPP pode ser produzido em acabamentos brilhantes ou foscos, permitindo que os fabricantes escolham a aparência desejada para a embalagem.

Resistência: É um material resistente que protege o produto embalado contra a umidade, poeira e danos físicos. 

Barreira à Umidade: O BOPP possui uma boa barreira à umidade, o que é importante para produtos sensíveis à umidade, como alimentos.

Capacidade de Impressão: O BOPP é adequado para impressão de alta qualidade, permitindo que os fabricantes personalizem as embalagens com designs atrativos e informações do produto.

Selagem: Pode ser selado facilmente, tornando-o adequado para embalagens de produtos que exigem vedação, como alimentos e produtos farmacêuticos.

Reciclabilidade: O BOPP pode ser reciclável, o que é importante para reduzir o impacto ambiental das embalagens.

O BOPP é utilizado em uma variedade de produtos embalados, como salgadinhos, chocolates, rótulos adesivos, roupas embaladas individualmente, produtos de higiene pessoal e muito mais. Sua versatilidade, juntamente com suas propriedades de proteção e apresentação, tornam-no uma escolha popular na indústria de embalagens flexíveis.

BOPP: aplicações 

A seguir, confira como o BOPP pode ser usado na impressão e na aplicação de adesivos em embalagens flexíveis:

Impressão: O BOPP é frequentemente usado como base para impressão flexográfica, rotogravura, offset e outros processos de impressão. A superfície lisa e uniforme do BOPP permite a reprodução nítida de textos, imagens e cores, tornando-o ideal para rótulos, embalagens de alimentos, etiquetas e outros produtos impressos.

Aplicação de Adesivos: O BOPP também é utilizado como material para rótulos adesivos. Após a impressão, os rótulos podem ser revestidos com uma camada de adesivo sensível à pressão, tornando-os prontos para a aplicação em produtos, embalagens ou recipientes.

Laminação: Em algumas aplicações, o BOPP é laminado com outros materiais, como metalizados ou filmes transparentes, para conferir propriedades específicas à embalagem, como resistência à umidade ou uma aparência metálica.

Corte e Formato: O BOPP é facilmente cortado e moldado em diferentes formas e tamanhos para atender às necessidades específicas da embalagem. Os rótulos e as embalagens podem ser cortados e conformados de acordo com o design e as dimensões desejadas.

Selagem: Em embalagens flexíveis que requerem selagem, o BOPP pode ser usado como parte do processo de selagem, ajudando a manter o conteúdo do pacote seguro e fresco.

O mercado, de forma geral, tem sido muito afetado pelas transformações tecnológicas e sociais, incluindo os hábitos de consumo. O consumidor atualmente busca praticidade, informação e qualidade. 

E com o BOPP é possível produzir embalagens flexíveis práticas, perfeitas para viagens, para levar na bolsa, para momentos de lazer; é possível produzir rótulos que atendem aos interesses do consumidor, sem contar a qualidade do material, que mantém as características sensoriais dos produtos intactas.