Sustentabilidade 2 de Julho de 2021

Linha B-flex é Resposta Ecológica da Polo Films aos Desafios da Economia Sustentável do Plástico

A Polo Films anunciou ao mercado no mês de maio o lançamento de sua linha b-flex de filmes plásticos biodegradáveis. De perfil eco-friendly, o material possui a mesma eficiência do plástico comum utilizado em larga escala nas embalagens flexíveis, mas vai além ao atender os anseios de um público cada vez mais sensível e atento às ações de sustentabilidade das empresas. 

Neste cenário de conscientização coletiva apelidado de “novo normal”, plásticos biodegradáveis como os da linha b-flex são alternativa mais que bem-vinda aos materiais sintéticos, que, descartados na natureza, causam prejuízos ao meio ambiente. No caso do filme b-flex, sua decomposição ocorre em ambiente anaeróbico, gerando metano, água e biomassa. 

B-flex é a resposta ecológica da Polo Films aos anseios de sustentabilidade do público e, por conseguinte, do empresariado que deseja mostrar um maior engajamento à responsabilidade ambiental. Em vez de permanecer estável por centenas de anos no ambiente - qualidade pela qual valorizamos o plástico quando começamos a usá-lo - este material biodegradável pode ser decomposto por micróbios, degradados e reincorporados ao ecossistema.

Pesquisa em Benefício da Sociedade

A Polo Films começou suas pesquisas sobre polímeros biodegradáveis ​​em 2014. Um trabalho que se estendeu até 2019 em busca de um produto final de alta qualidade e desempenho. A empreitada contou com estreita cooperação de pesquisadores, cientistas, laboratórios especializados e instituições técnicas de avaliação de desempenho.

Em cada um dos testes pelos quais passou o filme b-flex, a segurança ambiental, a eficiência de custos e as consequências ambientais foram examinadas para todo o ciclo de vida do produto, a fim de se chegar ao resultado mais adequado para sua aplicação em diferentes tipos de situação. Sempre com a certeza de se obter o maior benefício possível para nossos clientes e para a sociedade como um todo. 

Todo desenvolvimento da linha b-flex e posteriores testes de observação de sua capacidade de biodegradação foram conduzidos nos Estados Unidos. Depois de algumas idas e vindas e aprimoramentos sucessivos, o material teve sua biodegradação comprovada de acordo com a ASTM D5511, método reconhecido internacionalmente para se aferir a biodegradação de plásticos. 

Alternativa Alinhada à Economia Circular

Bioplásticos como o b-flex oferecem novas propriedades e possibilidades já que, além de recicláveis, são também biodegradáveis. O resultado desta combinação de características dá importante contribuição para a economia circular, que tem por objetivo utilizar os produtos da melhor forma possível em toda a cadeia de valor, mantendo-os em uso durante o maior tempo possível e recuperando-os ao final de sua vida útil.

O conceito de economia circular que pauta as ações de pesquisa e desenvolvimento de produtos da Polo Films é uma nova forma de repensar a produção e o consumo. Um caminho que envolve todos os setores da sociedade, avaliando o ciclo dos produtos de forma a reduzir os danos ambientais e tirar o máximo de proveito da produção. Quando se trata de materiais que podem ser reprocessados diversas vezes, como o plástico, a economia circular se torna não apenas uma aliada econômica, mas uma prática fundamental para a preservação do meio ambiente.

O reaproveitamento do plástico é um dos desafios mais complexos em um mundo habituado a descartá-lo de forma inapropriada. O estudo “A Nova Economia do Plástico: Repensando o Futuro do Plástico”, produzido pelo Fórum Econômico Mundial, pela Fundação Ellen MacArthur e pela consultoria McKinsey & Company, descobriu que, globalmente, apenas 14% das embalagens plásticas são recolhidas para reutilização e reciclagem. Outros 40% vão para aterros, 14% são incineradas e 32% “vazam” do sistema e contaminam solos e mares. Este lamentável quadro pede não somente o incremento da reciclagem, mas também o desenvolvimento de novos produtos como o b-flex. 

Biodegradável e de Alta Performance

O desenvolvimento da linha b-flex pela Polo Films vai ao encontro da chamada “Nova Economia do Plástico”, cujas diretrizes se fundamentam na economia circular e reúnem atores-chave para repensar e redesenhar o futuro dos plásticos no mundo, começando pelas embalagens. É muito fácil compreender por que o plástico está tão presente em nosso dia a dia, nossa missão agora é reverter os possíveis danos ambientais provocados por um produto tão útil à humanidade. 

Polímeros biodegradáveis como o b-flex são parte desta resposta ao dar provas de ecoeficiência e oferecer uma alternativa sustentável para a indústria de alimentos, que não pode renunciar à inegável eficiência do plástico flexível para embalar e conservar seus produtos. Graças à sua estrutura química especial, o filme plástico b-flex pode ser biodegradado por microrganismos e suas enzimas correspondentes, o que dá a este material independência da ainda tímida indústria de reciclagem de material plástico no Brasil.

O perfil ecológico do b-flex, no entanto, não afeta seu desempenho como embalagem, mantendo intactas sua flexibilidade e tenacidade. Este filme especial desenvolvido pela Polo Films é particularmente adequado para a produção de produtos flexíveis na área de embalagens. Suas características mecânicas, como rigidez ou resistência à perfuração, são as mesmas observadas em plásticos comuns, o que garante segurança para quem utiliza este material para acondicionar seus produtos. 

Um Mercado em Transformação 

A superexploração dos recursos naturais necessários para o crescimento econômico e o desenvolvimento teve um impacto negativo no meio ambiente no último século, ao mesmo tempo que fez com que esses recursos se tornassem mais escassos e caros. Portanto, é fácil ver por que a ideia de uma economia circular, que oferece novas maneiras de criar um modelo de crescimento econômico mais sustentável, está se espalhando em todo o mundo. 

O enorme consumo de plásticos convencionais faz crescer as demandas da sociedade atual por produtos com menor impacto ao meio ambiente. Os próprios consumidores também mostram maior preocupação em relação às atitudes das marcas, produtos e serviços que consomem. Segundo pesquisa realizada pelo Sistema FIEP, 87% das pessoas preferem comprar de empresas sustentáveis. Responsabilidade ambiental, mais do que tendência, virou obrigação.

Esta percepção vem fazendo os mercados sofrerem várias transformações ao longo dos últimos anos. Desde o surgimento de novas tecnologias até mudanças nos comportamentos empresariais e dos consumidores. Neste cenário, manter uma estratégia sustentável se tornou algo tão importante quanto o próprio plano de negócios para as empresas, levando em conta a aderência dos consumidores às marcas que se mostram sustentáveis.

Antecipação ao Futuro 

O filme plástico biodegradável b-flex foi projetado para atender as empresas em sua busca por soluções ecologicamente corretas, incorporando princípios de economia circular em suas estratégias para apoiar o crescimento sustentável. Mais do que ter seu produto embalado por um material reciclável e biodegradável, quem utiliza o b-flex também tem em mãos um material eficiente em termos de energia, o que significa que níveis mais baixos de CO2 são liberados em sua produção. Emissões mais baixas de CO2, por sua vez, resultam em menos gases de efeito estufa na atmosfera.

O desenvolvimento da linha b-flex pela Polo Films e seu lançamento no mercado fazem parte do processo de resposta eficiente da empresa a uma realidade atual e urgente: a questão da contaminação do meio ambiente por resíduos plásticos. B-flex é reciclável, biodegradável e usa os recursos naturais da maneira mais proveitosa o possível, mantendo os alimentos seguros, resistindo a altas temperaturas e reduzindo a emissão de CO2 na atmosfera.

Em suma, as embalagens confeccionadas com o filme plástico b-flex oferecem as mesmas qualidades das embalagens convencionais, ao mesmo tempo em que expõem características de sustentabilidade muito maiores. Um passo largo em direção a um futuro mais sustentável.