Mercado 24 de Setembro de 2021

Embalagens Flexíveis: Sazonalidades Têm Tudo a Ver com Elas

A primavera e o verão brasileiros caracterizam-se por serem o período do ano que costuma unir fatores climáticos a momentos do calendário anual: aumento na temperatura, final de um ano e início de outro, datas festivas, recesso, férias, décimo terceiro, dentre outros. Essa confluência de variáveis acaba influenciando o aumento do consumo de determinados produtos, os chamados picos sazonais. 

A elevação das temperaturas aliada ao aumento do consumo de determinados itens reafirmam a importância das embalagens flexíveis para a proteção e integridade dos alimentos, principalmente as fabricadas com polipropileno biorientado (BOPP). Elas formam uma verdadeira barreira isolante contra a umidade, a luz e o calor e, mais do que oferecer proteção aos produtos, a qualidade de desempenho visual do BOPP é muito superior a outros tipos de filmes. Fácil de colorir, imprimir e laminar, esse tipo de material serve também como veículo de propaganda para os fabricantes. 

Temperatura e Desperdício

Se o consumo de alguns produtos cresce nos meses mais quentes do ano, aumenta também o desperdício. Não à toa o Brasil aparece entre os 10 países que mais desperdiçam comida no mundo. Segundo dados da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura, cerca de 30% da produção de alimentos no país é desperdiçada.  

Escolher a embalagem correta para cada tipo de produto tem grande relevância na redução destas perdas. A embalagem adequada contribui para a conservação ideal do alimento, preservando-o por mais tempo. Esse é um dos principais fatores pelos quais estas devem ser bem pensadas, já que o material e formato adequados evitam que o produto estrague antes de chegar às mãos do consumidor.

O objetivo também é escolher uma embalagem que aproveite o máximo do alimento. Ou seja, é importante que o conteúdo do pacote possa ser consumido integralmente ou, pelo menos, que as sobras sejam mínimas e possam ainda ser aproveitadas posteriormente, usando-se a própria embalagem na preservação do produto já aberto.

Alimentos: Mais Naturais e Mais Suscetíveis

A próxima primavera-verão trará consigo a intensificação de uma tendência decorrente da pandemia: a maior procura do público por alimentos naturais e livres de conservantes e outros produtos químicos adicionados à sua composição. Esta demanda impacta diretamente os fabricantes de produtos mais sensíveis, como bolos, massas, pães e biscoitos, que precisam equacionar a exigência do consumidor com a durabilidade dos produtos. 

A boa notícia para os produtores  destes itens alimentícios é que o mercado de insumos para a fabricação de embalagens tem investido em tecnologia e oferecido opções capazes de suprir esta necessidade. Como é o caso de filmes plásticos que usam a nanotecnologia e são capazes de sozinhos eliminar e evitar a proliferação de micro-organismos, como bactérias, vírus e fungos, que, além de serem vetores de inúmeras doenças, aceleram o processo de degradação dos alimentos. 

A linha antibacteriana FlexProtec, da Polo Films, estreia no mercado no contexto do crescimento do desperdício de alimentos no mundo e da busca do consumidor por produtos com características naturais, processamento mínimo e prazo de validade estendido. Este filme plástico diferenciado é capaz de reduzir a presença de micro-organismos, evitar a deterioração precoce de alimentos, perda de suas características sensoriais e dar mais segurança ao consumidor, podendo aumentar até mesmo o tempo de prateleiras de produtos mais sensíveis à degradação. Para isso, FlexProtec recebe a adição de nanopartículas de prata em sua composição, elemento químico com comprovada eficácia no combate a este seres microscópicos.   

Mais do que defender os produtos do oxigênio, da luz e da umidade, as embalagens modernas, como as confeccionadas com FlexProtec, podem ser grandes aliadas na luta contra o desperdício de alimentos porque são capazes também de se adaptar a necessidades específicas. Dependendo do produto e suas características, há um filme ideal que garante as propriedades do alimento - processado ou in natura - evitando sua degradação precoce, o que ajuda a evitar o quadro do desperdício de alimentos no país. 

A Embalagem Sazonal 

Na chamada alta temporada, muitos negócios podem se beneficiar com o aumento da temperatura, seja adaptando os seus produtos e serviços ou concentrando-se totalmente em demandas típicas destas estações. Além dos óbvios segmentos sazonais que despontam nesta época do ano, muitos outros negócios também podem se beneficiar com a chegada dos períodos mais quentes, criando embalagens especiais para “entrar no clima do momento” e chamar a atenção do consumidor.

As sazonalidades são ótimas oportunidades de ações para alavancar vendas de itens específicos. O intuito é aproveitar eventos, estações do ano, celebrações, entre outras datas, para incentivar o consumidor a adquirir produtos relacionados ao tema em questão. Quanto mais personalizada é a mensagem, mais chances o produto terá de conquistar os consumidores em datas específicas. 

Aqui, as embalagens dos produtos fazem toda a diferença.  Elas são peças de propaganda poderosas para encantar ainda mais os clientes. O investimento em embalagens temáticas, adequadas a datas comemorativas ou momentos, é uma excelente oportunidade de conquistar mais consumidores e aumentar as vendas.