Mercado 14 de Abril de 2021

6 Motivos Para Escolher Embalagens Flexíveis

Já falamos diversas vezes sobre a importância da embalagem flexível e os seus benefícios, tanto para os fabricantes e varejistas, quanto para os consumidores. A cada dia, esse tipo de embalagem vem conquistando o mercado, afinal, as embalagens flexíveis já mostraram que não podem mais ser vistas apenas com o intuito de “carregar” o produto, mas que também são fundamentais para a estratégia das empresas e para o crescimento de todo o setor produtivo.

Os números comprovam o bom desempenho do setor. Apesar do último ano ter sido desafiador para todos os setores da economia, a indústria de embalagens plásticas flexíveis registrou alta de 5,4% no volume produzido em comparação a 2019, de acordo com um estudo realizado pela MaxiQuim para a Associação Brasileira da Indústria de Embalagens Plásticas Flexíveis (ABIEF). Ao todo, a produção atingiu 2,088 milhões de toneladas e o faturamento teve uma alta de 30%, chegando a R$ 27,7 bilhões.

Segundo especialistas, estes resultados foram alcançados porque a indústria agiu rápido para evitar que outros setores fossem impactados com a falta de produtos, especialmente o de alimentos, bebidas, medicamentos e itens de higiene e limpeza, pessoal e doméstica. Em 2020, a indústria de alimentos continuou como o principal mercado para o setor de embalagens flexíveis: o segmento consumiu 826 mil toneladas das 2,088 milhões de toneladas de embalagens produzidas.

Ou seja, isso significa que as empresas de alimentos e bebidas - assim como outros setores da indústria - estão optando cada vez mais pelas embalagens flexíveis, não apenas para manter seus produtos protegidos, mas por todos os benefícios que essas embalagens oferecem. Confira a seguir 6 motivos pelos quais as embalagens flexíveis são a melhor escolha!

1. Reduzem custos operacionais

Todo filme utilizado na fabricação da embalagem pode ser personalizado para o tamanho específico do produto, ou seja, utiliza-se exatamente a quantidade de material necessário, reduzindo o custo e o desperdício. Um estudo da Flexible Packaging Association mostrou que os investimentos em inovação e tecnologia no desenvolvimento de materiais e processos de produção reduziram o peso de algumas embalagens flexíveis em até 50%. 

Por ser mais leve, esse tipo de embalagem tem um custo de transporte menor - graças ao menor peso por produto quando comparado a embalagens de outros materiais - e armazenamento mais fácil, pois ocupa menos espaço nos galpões. Segundo o Flexible Packaging Transition Advantages - Brand Owner Study, 45% dos proprietários de marcas que aumentaram o uso de embalagens flexíveis citaram as eficiências de envio / transporte como uma razão para a mudança.

2. Oferecem maior conveniência ao consumidor

Além de beneficiar os fabricantes, que podem responder com mais rapidez e facilidade às exigências e necessidades dos clientes, as embalagens flexíveis oferecem maior conveniência para os consumidores. Em relação às embalagens rígidas, elas são mais fáceis de transportar e guardar em casa e podem receber excelentes funcionalidades, como bicos direcionais, entalhes para rasgar, zíperes para lacrar o pacote, embalagens resealable (abre e fecha fácil), entre outras funções que facilitam o uso no dia a dia.

Embalagens stand up pouches, por exemplo, são convenientes, fáceis de abrir, mantêm os produtos frescos e reforçam os valores e a visão de uma marca da melhor maneira possível. É reciclável e bom para o planeta, e comunica aos consumidores que as empresas estão realmente ouvindo seus desejos e necessidades e estão ajustando seus produtos de acordo.

3. Garantem mais proteção ao produto embalado

Outra característica importante da embalagem plástica flexível é a proteção e a segurança que ela oferece aos mais diversos produtos. O filme utilizado em sua produção forma uma barreira eficiente contra umidade e o oxigênio, mantendo o frescor, a integridade e a qualidade dos produtos embalados. Isso contribui para estender a vida útil de muitos produtos, especialmente alimentos.

Desde o ano passado, vivemos um momento que exige muito cuidado e higiene constante. E nesse cenário, as embalagens plásticas têm sido extremamente úteis para proteção da população sob os mais diversos aspectos. Muitos consumidores, por exemplo, têm escolhido alimentos embalados em plástico por questões higiênicas e facilidade de limpeza. Ou seja, as embalagens flexíveis também são uma excelente proteção contra contaminações e transmissões de doenças, mantendo o produto embalado e a saúde dos consumidores protegidos.

4. São melhores para o meio ambiente

Ao escolher embalagens flexíveis para o seu produto, você também está contribuindo para reduzir o impacto no meio ambiente. Isso porque elas utilizam menos matéria-prima para serem produzidas, ajudando na economia de recursos naturais, na diminuição de resíduos e também no desperdício de materiais. E mais: o avanço da tecnologia tem permitido melhorar os processos de produção dessas embalagens, reduzindo o consumo de água, energia e a emissão de gases poluentes. 

Vale lembrar que sustentabilidade é o tema do momento. Muitos consumidores estão em busca de produtos e serviços que gerem menor impacto ambiental e apoiam aquelas marcas que têm um bom posicionamento eco-friendly. As embalagens plásticas flexíveis sustentáveis têm ganhado espaço e se mostrado benéficas para empresas, consumidores e para a natureza. Já existem no setor algumas iniciativas e tendências que podem gerar grandes impactos positivos e contribuir para um mundo mais sustentável, tais como: gestão voltada à ecoeficiência, ecodesign de produtos, análise do ciclo de vida, gestão do pós-consumo, logística reversa e economia circular.

Outra tendência é o desenvolvimento da estrutura ready to recicle, ou seja, o desenvolvimento de estruturas de embalagens monomateriais. Esta estrutura contribui e facilita muito a reciclagem das embalagens após o descarte correto.

5. São inovadoras e únicas

A embalagem flexível oferece versatilidade e personalização para levar a criatividade a outro nível. É possível projetar a embalagem do seu produto em praticamente qualquer formato ou tamanho, bem como imprimir gráficos de alta qualidade, imagens de marca e as informações do rótulo. Existe ainda oportunidade para trabalhar as propriedades visuais como clareza e brilho e usar toda a criatividade com componentes estruturais para projetar uma embalagem que fica pendurada em uma tela ou em pé em uma prateleira.

Toda essa facilidade de adaptação a designs criativos e uma ampla gama de personalização, permite que seu produto se destaque entre a concorrência, principalmente no varejo. Afinal, embalagens únicas e criativas vão se destacar nas gôndolas, gerar mais interesse do público e, consequentemente, aumentar as suas vendas.

6. Contribuem com a segurança alimentar

A embalagem flexível também desempenha um papel significativo na segurança alimentar. Como mencionamos anteriormente, elas contribuem para preservar e garantir a integridade, a qualidade e a segurança dos alimentos. Ou seja, as propriedades do alimento são mantidas por mais tempo, aumentando sua vida útil e reduzindo, assim, o desperdício.

O relatório “O Estado da Segurança Alimentar e Nutrição no Mundo 2020”, da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), estima que 2 bilhões de pessoas no mundo têm algum nível de insegurança alimentar. O estudo também aponta que a fome afetará quase 67 milhões de pessoas em 2030, cerca de 20 milhões a mais do que em 2019. Provocada por fatores como degradação dos solos, escassez de água, mudanças climáticas, crises econômicas e problemas de governança, este problema poderá ser ainda mais urgente quando forem contabilizados os efeitos da pandemia.

Logo, acabar com a insegurança alimentar é um trabalho que deve ser realizado em conjunto entre governos, empresas e sociedade. E essa preocupação também se estende à indústria de embalagens flexíveis, afinal, este tipo de embalagem contribuiu para a qualidade, melhor distribuição e armazenamento dos alimentos.

Flex Pack: um mercado em constante crescimento

As embalagens flexíveis vêm ganhando espaço em todo o mundo, pois são excelentes opções para quem deseja inovar na embalagem de um produto e oferecer algo mais moderno e diferenciado. Além de todos os motivos que mencionamos ao longo desse texto - custos de produção mais baixos, durabilidade, leveza, aumento de negócios e, claro, mudanças nos hábitos de consumo - o setor entendeu que é fundamental atender às necessidades do cliente e do meio ambiente, principais fatores que vêm revolucionando o mercado de Flexible Packaging.

De acordo com o Global Flexible Packaging Market 2020-2024, o mercado de embalagens flexíveis deve crescer US$ 59,22 bilhões no período de 2020 a 2024. O relatório aponta que o mercado é impulsionado pela mudança de embalagens rígidas para embalagens plásticas flexíveis, pelo crescente foco na melhoria da vida útil dos produtos e que o desenvolvimento contínuo de novos produtos é um dos principais motivos para o crescimento deste mercado nos próximos anos.

Ao longo do tempo, a indústria de embalagens flexíveis foi capaz de implementar soluções inovadoras para os muitos desafios que enfrentou. E isso não pode parar: novas tecnologias surgem a todo momento e com enorme potencial para otimizar a cadeia produtiva de embalagens, tornando a produção mais eficiente e permitindo o desenvolvimento de produtos exclusivos, inteligentes e sob medida para as necessidades do cliente.

A Polo Films é uma empresa atuante nesse setor, sendo uma das principais fabricantes de filmes plásticos e outros materiais para o mercado de embalagens flexíveis. Contamos com um rigoroso controle de qualidade, cumprindo sempre as boas práticas de fabricação, tão importantes para essas embalagens. Afinal, nossos produtos precisam ter uma boa performance para atender às exigências dos nossos clientes diretos, que são os transformadores de embalagens e, consequentemente, os brand owners, o varejo e os consumidores finais.


Para saber mais sobre todos os nossos produtos e suas aplicações, acesse polofilms.com.br ou entre em contato conosco pelo telefone +55 (11) 3478-5950 ou pelo e-mail contato@polofilms.com.br.