Sustentabilidade 20 de Março de 2024

Aplicações e vantagens do BOPP em embalagens plásticas flexíveis

A embalagem flexível literalmente transformou o mundo. E o filme para embalagem produzido a partir do BOPP - polipropileno biorientado - é um material revolucionário no panorama das embalagens e revestimentos industriais, especialmente levando a questão do meio ambiente em conta. Siga a leitura para saber mais sobre embalagens plásticas flexíveis e filmes plásticos de BOPP.

Surgido na década de 1950, pouco tempo após a invenção do polipropileno, o filme para embalagem flexível, em seus diversos tipos, destacou-se rapidamente por suas propriedades superiores de clareza, resistência e proteção, oferecendo uma alternativa inovadora aos materiais existentes.

Além disso, neste cenário em que o meio ambiente é tema presente em uma ampla gama de setores, saber mais sobre embalagens plásticas flexíveis é importante para entender também a questão da sustentabilidade atrelada aos tipos de embalagens plásticas. Então, vamos conhecer um pouco mais sobre o BOPP, embalagem plástica e olhar para este mercado considerando seus diversos aspectos, como vida útil dos produtos, custos de transporte de cada produto que é embalado com embalagens plásticas de BOPP.

Vamos começar pelo básico do processo de produção do BOPP, a biorientação, um processo que estica o polipropileno tanto na direção da máquina quanto transversalmente, confere ao BOPP características únicas, melhorando sua resistência mecânica, clareza óptica e criando uma barreira eficaz contra gases e vapores. 

Essas qualidades tornam o BOPP ideal para a preservação de alimentos e outros produtos sensíveis, fundamentando seu uso extensivo em diversas indústrias.

As propriedades físicas e químicas excepcionais do BOPP, como sua resistência à tração, clareza óptica e flexibilidade, além da resistência a solventes químicos, bases e ácidos, fazem dele o material preferido para embalagens de alimentos e produtos químicos. 

Além disso, o BOPP destaca-se por sua sustentabilidade. Sendo um derivado do polipropileno, é reciclável, contribuindo para a economia circular e minimizando o impacto ambiental. 

A leveza do BOPP reduz custos de transporte e emissões de carbono, posicionando-o como uma escolha ecoeficiente. Adicionalmente, a versatilidade de customização do BOPP, que permite sua fabricação em várias espessuras, tratamentos de superfície e propriedades de barreira, ressalta sua adequação a uma gama ampla de aplicações.

Nas embalagens flexíveis, o BOPP é utilizado para uma variedade de produtos, desde alimentos e bebidas a produtos farmacêuticos, devido às suas propriedades de barreira superior, mantendo-os frescos por mais tempo. 

Na indústria de rótulos e etiquetas, é escolhido pela durabilidade e qualidade de impressão excepcionais, ideal para produtos expostos à água e óleo. 

Na indústria gráfica, o BOPP é usado para laminação e impressões especiais, fornecendo acabamentos de alta qualidade. Sua aplicabilidade estende-se ainda à agricultura, para proteção de estufas e embalagem de materiais agrícolas, e à indústria têxtil, embalando tecidos e roupas com proteção contra sujeira e umidade.

A embalagem produzida com BOPP é um tipo de embalagem com grande vida útil, que desempenha um papel significativo na venda de cada produto e também na promoção da sustentabilidade e da economia circular, graças à sua reciclabilidade e à contribuição para a redução do impacto ambiental. 

Sua leveza, reduzindo os custos de transporte e emissões de CO2, aliada à capacidade de oferecer barreiras eficazes contra umidade, oxigênio e outros contaminantes, enfatiza sua relevância em mercados que demandam alta qualidade e desempenho, como o alimentício, de bebidas e farmacêutico.

Contudo, a indústria do BOPP enfrenta desafios, especialmente no que tange à reciclagem e à competição com materiais alternativos. A reciclagem do BOPP, apesar de sua viabilidade, esbarra na falta de infraestrutura global adequada.

No entanto, o futuro do BOPP é promissor, com investimentos em inovações sustentáveis e a exploração de novas aplicações. Espera-se que avanços, como a melhoria das propriedades do BOPP através da nanotecnologia, abram caminhos para aplicações em alta tecnologia e contribuam para uma maior eficiência e menor impacto ambiental.

Na Polo Films, compreendemos profundamente a importância de integrar os critérios Ambientais, Sociais e de Governança (ESG) em nossas estratégias de negócio e operações diárias. 

Esses princípios não apenas guiam nossas decisões corporativas, mas também asseguram que conduzamos nossas atividades de maneira responsável e sustentável. A adoção desses critérios reflete nosso compromisso em promover a sustentabilidade ambiental, garantir a responsabilidade social e exercer uma governança corporativa ética e transparente.

Em nossa jornada para incorporar práticas ESG, dedicamo-nos a otimizar o uso de energia, reduzir a geração de resíduos e fomentar a reciclagem ao longo de todo o processo de produção do filme de polipropileno biorientado (BOPP). 

Além disso, priorizamos a responsabilidade social, assegurando ambientes de trabalho seguros e justos para nossos colaboradores, e contribuindo para o bem-estar das comunidades locais onde atuamos. 

No âmbito da governança, mantemos os mais altos padrões de integridade e responsabilidade, garantindo transparência nas operações e respeito aos interesses de todas as partes envolvidas.

Sustentabilidade e BOPP

O BOPP, produto central de nossas pesquisas e produção, desempenha um papel fundamental no pilar de sustentabilidade dentro dos critérios ESG. Este material apresenta vantagens ambientais distintas, contribuindo significativamente para nossas metas de sustentabilidade:

Reciclabilidade

Compromisso com a reciclabilidade do BOPP alinha-se com nossa meta de minimizar o impacto ambiental, possibilitando que o material seja reintegrado à cadeia produtiva, reduzindo assim a demanda por recursos naturais e a geração de resíduos.

Eficiência no uso de recursos

Leveza e resistência do BOPP permitem que utilizemos menos material em nossas embalagens sem comprometer a qualidade, o que se traduz em menor consumo de recursos e redução da pegada de carbono ao longo da cadeia de transporte e distribuição.

Conservação de produtos

As excelentes propriedades de barreira do BOPP prolongam a vida útil de alimentos e outros produtos, mitigando o desperdício e promovendo um uso mais eficiente dos recursos disponíveis.

Filmes plásticos para embalagens flexíveis: BOPP é com a Polo Films

Na Polo Films, estamos continuamente em busca de inovações que aprimorem as propriedades ambientais do BOPP, o que nos leva ao desenvolvimento de produtos como o b-flex, uma linha de filmes plásticos biodegradáveis que desenvolvemos em resposta à crescente demanda por embalagens mais sustentáveis. 

Além do b-flex, temos também a linha OneFlex, que vem solucionar problemas relacionados à reciclabilidade de embalagens que necessitam de uma grande barreira de proteção e, por isso, precisam adicionar outros substratos em suas composições. É o caso do café, um setor que descarta, por ano no Brasil, aproximadamente 30 milhões de quilos de embalagens não recicláveis. E também do pet food, que está em crescimento notável, impulsionado por diversos fatores práticos.

Ele é caracterizado por uma ampla variedade de segmentações, incluindo materiais como papelão, metal e plástico, tipos de produtos e alimentos, e geolocalização. Prevê-se um aumento significativo no mercado de embalagens para pet food nos próximos anos, com uma ênfase especial no crescimento da demanda por alimentos premium e uma maior conscientização sobre a saúde e sustentabilidade dos animais de estimação.

A tendência mais marcante neste mercado é a sustentabilidade, refletida na demanda por embalagens que sejam eco-friendly. Materiais como o OneFlex, monomaterial, reciclável e de alta barreira, destacam-se como soluções ideais para embalagens sustentáveis. Além disso, a preocupação com a segurança alimentar e a qualidade dos produtos impulsiona a necessidade de embalagens flexíveis com vedação hermética.

Essas iniciativas não apenas reforçam nosso compromisso com os princípios ESG, mas também solidificam a posição do BOPP como uma solução de embalagem preferencial para empresas que valorizam a sustentabilidade, qualidade e proteção de seus produtos, para atender um consumidor cada vez mais exigente.