Sustentabilidade 25 de Janeiro de 2024

Embalagens plásticas e sustentabilidade na prática em 2024

As tendências globais, em todos os cenários, apontam para o desenvolvimento de práticas e políticas voltadas para a sustentabilidade de forma crescente - e necessária. Há mais de 4 décadas no mercado, na Polo Films somos visionários e esta tendência tem sido trabalhada há muito tempo em todos os âmbitos de nossa cadeia produtiva, desde a promoção de valores e conscientização, passando pela produção de pesquisa e desenvolvimento de produtos sustentáveis até parcerias com empresas e comunidades que pensam e agem em torno de um futuro melhor.

É neste ambiente de inovação e responsabilidade com o futuro que chegamos a produtos como as linhas b-flex e OneFlex, que representam um passo importante rumo a um mercado de embalagens plásticas mais sustentável.

Filme de plástico sustentável: b-flex 

Sustentabilidade na prática: filme de plástico biodegradável 

O b-flex é uma linha de filmes plásticos biodegradáveis que desenvolvemos em resposta à crescente demanda por embalagens mais sustentáveis. Ele se destaca por sua capacidade de decomposição em ambientes anaeróbicos, resultando em metano, água e biomassa, oferecendo uma alternativa sólida aos plásticos convencionais.

Ao contrário dos plásticos tradicionais, o b-flex responde às preocupações ambientais de forma eficaz, mantendo a eficiência do plástico comum. A Polo Films iniciou as pesquisas sobre polímeros biodegradáveis em 2014, em uma colaboração estreita com pesquisadores, cientistas e laboratórios especializados. 

A abordagem da economia circular, que norteia as iniciativas da Polo Films, destaca-se como uma solução para o desafio do reaproveitamento do plástico e resultado da necessidade não apenas de incrementar a reciclagem, mas também de desenvolver produtos inovadores como o b-flex.

O perfil ecológico do b-flex não compromete seu desempenho como embalagem flexível, atendendo às exigências dos diversos tipos de indústrias sem sacrificar a eficiência. 

Além disso, este produto reflete uma antecipação ao futuro, uma ação prática para a crescente necessidade de desenvolver soluções mais sustentáveis e uma contribuição valiosa para um mercado em transformação.

Empresas que adotam estratégias sustentáveis não apenas respondem às expectativas dos consumidores, mas também contribuem para a construção de um modelo de crescimento econômico mais equilibrado.

O b-flex representa, assim, um passo significativo para o mercado de embalagens e rótulos, oferecendo uma alternativa biodegradável e reciclável.

De fato, as embalagens fabricadas com o filme plástico b-flex não apenas mantêm as qualidades dos produtos como as embalagens convencionais, mas também se destacam por suas características sustentáveis, representando um avanço notável em direção a um futuro mais responsável e equilibrado.

Filme de plástico biodegradável ganha prêmio

A resposta do mercado ao b-flex foi tão positiva que, um marco significativo, ele foi premiado pela Revista Plásticos Sul, na categoria "Inovação de Embalagens Inteligentes", pelo ovo de páscoa Joaninha da Nugali, em parceria com a Sulprint.

O ovo de páscoa Joaninha, concebido com o inovador b-flex, não apenas atende às expectativas de sustentabilidade, mas também se destaca como uma solução inteligente e inovadora. 

O reconhecimento por parte da indústria, materializado nesse prêmio, valida o impacto positivo das nossas iniciativas em prol do meio ambiente.

Filme de plástico sustentável: OneFlex 

Mais sustentabilidade e alto poder de proteção contra aromas, gorduras e oxigênio.

Outra linha da Polo Films que atende às principais necessidades do mercado e corresponde às tendências de pesquisa apontadas pelas principais empresas de pesquisa do mundo, OneFlex representa uma evolução na indústria de embalagens, respondendo de forma pragmática às demandas de mercado e dos consumidores.

O OneFlex é vantajoso não apenas por sua inovação técnica, mas pela sua capacidade de redefinir os padrões na produção de embalagens plásticas, fazendo com que as marcas e empresas estejam mais alinhadas com as tendências.

No âmbito da sustentabilidade, o OneFlex se distingue por ser um filme 100% reciclável, que viabiliza soluções em embalagens flexíveis monomateriais, com altas barreiras de proteção. 

Este filme não apenas responde a uma necessidade ambiental, mas atende aos rigorosos padrões regulatórios da ANVISA e FDA, garantindo a adequação para contato com alimentos.

A funcionalidade do OneFlex é evidente em sua capacidade de oferecer barreiras efetivas contra gorduras e aromas, associadas a uma baixa permeabilidade ao oxigênio. 

Este aspecto confere ao OneFlex uma vantagem substancial em setores críticos, como café e pet food, por exemplo, cujos aromas que caracterizam as propriedades sensoriais são essenciais a estes produtos demandam alta barreira de permeação.

Embalagens plásticas e sustentabilidade: uma relação possível 

O compromisso da Polo Films com a sustentabilidade transcende a reciclabilidade, incorporando a filosofia da logística reversa desde a concepção do OneFlex. 

Num contexto em que a busca por embalagens ecologicamente responsáveis é imperativa, o b-flex e o OneFlex são soluções concretas  e compatíveis com as necessidades impostas ao setor de embalagens nas transformações que vêm surgindo e que ainda virão. 

A sustentabilidade é impulsionada por ações práticas mais do que por palavras. A Polo Films ilustra esse princípio com os produtos inovadores b-flex e OneFlex, demonstrando que investir em soluções concretas é a chave para um futuro ambientalmente consciente. 

Ao investir em pesquisas e desenvolvimentos tecnológicos, não apenas respondemos às demandas presentes, mas também modelamos ativamente uma indústria de embalagens mais sustentável.

Visite nossa página de produtos em www.polofilms.com e conheça mais sobre o b-flex e o OneFlex.