Mercado 26 de Novembro de 2020

Reger Souza, Diretor Industrial, fala sobre os desafios da indústria durante a pandemia

Formado em Engenharia Mecânica e Produção, nosso Diretor Industrial Reger Souza, possui mais de 20 anos de experiência na área de manutenção e processos produtivos. Desde o início da carreira, priorizou o desenvolvimento em gestão de pessoas, pois sempre acreditou que esse era o melhor caminho para a construção de uma organização sólida no mercado. Sua chegada na Polo Films foi no início de 2014, para participar de uma mudança de cultura dentro do processo organizacional. Reger sabia da responsabilidade e do grande desafio que teria, mas a experiência técnica e de desenvolvimento de equipes de alta performance, deram segurança para avançar com o projeto.

Nesta entrevista, o Diretor conta um pouco mais sobre este projeto que deu início à sua história com a Polo Films, os desafios que a indústria e a produção da companhia têm enfrentado nesses meses de pandemia e as suas expectativas em relação ao futuro. Confira!

1) Como e quando começou sua carreira e sua relação com a Polo Films?
Minha chegada na Polo Films foi no início de 2014 para participar de uma mudança de cultura dentro do processo organizacional. Eu sabia da responsabilidade e do grande desafio que teria, porém, a experiência técnica e gestão de processos produtivos em manutenção e no desenvolvimento de equipes de alta performance, me deram segurança para esse projeto. E claro, a mudança só foi possível com o apoio do excelente time com foco em resultados através de uma gestão compartilhada e estruturada desde o início do projeto.

2) Como era esse projeto?
O foco do projeto era rever o controle de indicadores e a convicção nos nossos procedimentos e no conhecimento do time, o que nos possibilitou a estabilidade nos processos da produção. Além disso, investimos fortemente nas pessoas e nos equipamentos visando aumento de produtividade e a melhoria contínua que, através da aplicação de metodologia e um robusto plano de trabalho, logo, os resultados começaram a surgir.

3) Este ano foi bem atípico para a indústria em todo mundo. Qual balanço você faz sobre os desafios enfrentados nesse período de pandemia?
O impacto do novo coronavírus na economia global ainda é incalculável. Temos observado a desaceleração da economia e bolsas de valores do Brasil e do mundo em queda. Enquanto algumas indústrias fecharam as portas temporariamente, o setor de embalagens precisou produzir mais para atender a alta procura de determinados produtos em meio à pandemia. Uma pesquisa do IBGE mostrou que a COVID-19 teve um impacto negativo sobre os negócios de 70% das empresas brasileiras. Diversos setores têm sofrido com a falta de insumos e, consequentemente, com aumentos dos preços de matéria-prima. A indústria, por exemplo, encara uma alta de até 35% dos insumos utilizados no processo produtivo, além da escassez de alguns suprimentos. 

4) E como isso afetou a produção da Polo Films?
A alta do dólar somada à queda da produção de insumos devido à pandemia, e a retomada da produção industrial mais rápida do que o esperado, mostraram claramente o desequilíbrio entre oferta e demanda na produção, pressionando a alta dos preços dos insumos primários. Nós precisamos elevar os estoques para suprir o aumento da nossa produção e formatamos um modelo de atendimento que ajudou a manter o atendimento das demandas do mercado, evitando qualquer impacto no fornecimento de embalagens. 

5) O que tem sido prioridade para a empresa neste momento em que ainda vivemos uma pandemia?
Neste momento em que mais de 100 países procuraram se preparar ou gerenciar os impactos da pandemia, nossa principal ação foi em relação ao patrimônio mais valioso para a empresa, nossos colaboradores. Durante esse período, disponibilizamos estrutura para cerca de 100 colaboradores das áreas administrativas realizarem suas atividades em home office e um esquema de backup para as equipes das áreas do processo produtivo, a fim de preservar a saúde de todos. Proporcionar um ambiente seguro para nossos colaboradores foi a chave do sucesso para a boa condução do negócio nesse momento. Da mesma forma, os riscos estratégicos e operacionais foram mapeados de maneira a evitar quaisquer atrasos ou interrupção do fornecimento de produtos para atender nossos clientes. O Comitê de Crise da Polo Films teve um papel essencial nesse processo,  no qual avaliamos os riscos e esclarecemos os mecanismos de resposta a emergências, planos e divisão de trabalho e temos uma conduta de manter a comunicação clara e momentânea para funcionários, clientes e fornecedores.

6) Qualidade é uma premissa da Polo Films. Como ela é trabalhada no dia a dia da produção?
Para nós, a Qualidade é um valor presente em nossa cultura. Temos um time muito bem posicionado nesse quesito, estabelecemos padrões ao longo desses anos que fazem que nossos produtos mantenham a estabilidade nos nossos clientes, evitando variações na hora da aplicação. Além de investirmos em tecnologia para termos segurança no controle e preservação de variáveis e atributos medidos no processo, primamos por matérias-primas confiáveis, produtores homologados e longa parceria com nossos fornecedores. Por fim, nossa cultura prima por um constante controle de qualidade durante todo o processo, pois a excelência de uma linha de produção depende de fatores que vão desde a gestão de pessoas até o relacionamento com os clientes. Pensar somente no produto em si é uma armadilha, pois ele está inserido em um contexto maior. Para a Polo Films, ouvir o cliente e atender suas expectativas é fundamental e é considerado como grande valor na empresa.

7) A Polo Films tem passado por inúmeras mudanças. Na sua opinião, o que podemos esperar deste novo momento da empresa? 
Estamos vivendo um momento exponencial de aprendizado. Dentro da nossa fábrica não é diferente, primamos pelo contato com as pessoas e seu desenvolvimento e, de repente, tivemos que descobrir novos meios de manter uma comunicação clara e eficiente, esse foi o grande desafio. A capacitação da gestão,  o trabalho constante na transformação digital da empresa, tem nos deixado seguros para enfrentar qualquer desafio, como este da pandemia. Estamos passando pelo reposicionamento cultural na metodologia e redesenho de novos processos e acreditamos que a gestão dessas mudanças melhora a conexão das pessoas, traz agilidade na busca dos objetivos e resultados do negócio de forma saudável.

8) E para os próximos anos? Quais as suas expectativas
A Polo Films trabalha exaustivamente para ter seu portfólio soluções inovadoras para o mercado. Esse movimento nos coloca à frente em inovação e é o que queremos oferecer sempre para nossos clientes. Trabalhamos como parceiros dos fornecedores e, nesse momento de pandemia, vimos a importância dessa parceria. O desenvolvimento contínuo em pessoas que estamos fazendo me deixa tranquilo para as transformações evolucionárias, pois uma equipe bem preparada pode assumir novos desafios sem balançar a base. A Polo Films continuará investindo no desenvolvimento de cada colaborador, transformado nosso time em excelência. Sabemos que o sucesso da companhia depende das pessoas, por isso seguiremos valorizando, capacitando e desenvolvendo nosso bem maior todos os dias.