Mercado 8 de Outubro de 2020

“O mercado externo é exigente, rápido e requer um alto nível de serviço”, afirma Sérgio Bianchini, Gerente Comercial

A Polo Films já conquistou a confiança de muitos clientes em diversos países, não só pela qualidade de seus produtos, mas por estabelecer relações de longo prazo, ser consistente no fornecimento e ao mesmo tempo aberta para aproveitar oportunidades em um ambiente dinâmico e repleto de desafios. Nesta entrevista, Sérgio Bianchini, Gerente Comercial do Mercado Externo, fala sobre a relação da Polo Films com mercado internacional nos últimos meses, traz um panorama deste período marcado pela pandemia do novo coronavírus e conta o que a companhia tem feito para crescer e virar referência no mercado internacional.

1) Como a Polo Films vem tratando o tema inovação em seus processos de vendas e novos produtos?

A inovação é um valor da Polo Films e uma constante no processo de vendas, seja do portfólio corrente, seja em novos produtos. Imaginar novas argumentações de vendas, pensar em melhoria contínua que agregue valor ao cliente, ao seu produto e ao cliente do cliente, apresentar novos produtos como próximas gerações de filmes para embalagens flexíveis são alguns exemplos de aplicações inovadoras que a nossa companhia faz para vender mais e melhor. Somos parte, se não o todo, da solução que o cliente precisa para manutenção de seus negócios, de sua empresa e também somos parte da cadeia de alimentos, bebidas, higiene e limpeza tão importantes no momento atual.

2) Neste sentido, como foram os últimos meses para a Polo Films em relação à produção e venda de filmes para o mercado externo?

O Mercado Externo para nossa empresa tem a mesma importância que o interno. Somos parte de um mundo globalizado, com portfólio de clientes que valorizamos e com os quais queremos ter negócios perenes. A Polo Films é líder em vários mercados internacionais. Assim, em um momento de pandemia mundial e sendo parte da cadeia de negócios essenciais, apoiamos nossos clientes durante este período em que houve um aumento massivo das categorias de alimentos, bebidas, higiene e limpeza, das quais nós também participamos. Não é à toa que nossa companhia vem sendo considerada parceira de negócios por grandes e bons clientes, o que representa um crescimento constante e consistente em vendas acima de 1.800tons/mensais.

3) Quais medidas foram tomadas para garantir a entrega dos produtos de forma segura neste período de pandemia?

No mercado internacional a preocupação dos clientes, especialmente os que participam da cadeira de negócios essenciais, tem sido em relação ao abastecimento e garantia de funcionamento da Polo Films. Nosso Comitê Gestão de Crise atuou e segue atuando de maneira impecável, desde os cuidados básicos de higiene e limpeza dos ambientes, o reforço das medidas de prevenção entre nossos colaboradores, e até mesmo a realização de planos de contingência em vários setores para garantir a continuidade e funcionamento, sem interrupção, da produção e atendimento ao mercado.

4) Na sua opinião, quais são os fatores determinantes para a competitividade da Polo Films no mercado internacional?

Somos comparados aos grandes fabricantes de filmes bi orientados de classe mundial no mercado internacional. Os fatores determinantes para a competitividade são: 1) Consistência de qualidade: a Polo Films entrega produtos com consistência entre lotes de fabricação, eliminando ao máximo a possibilidade de diferença entre lotes de uma mesma especificação. Assim, a geração de confiança começa pelo básico de qualidade e mesmo em qualquer requerimento consultivo técnico, dúvidas ou de solução de problema, nossa empresa possui o suporte e a garantia técnica da solução; 2) Prazo de atendimento: competimos com fabricantes cujos preços no mercado internacional são menores, entretanto seus prazos de atendimento não conseguem atender à demanda dos clientes; 3) Consistência de serviços comerciais: o mercado é exigente, atual, rápido e requer um alto nível de serviço que, para estar preparado ao atendimento, é necessário retidão, boa comunicação e consistência nas ações e políticas comerciais.

5) Como você vê o mercado de sobreembalagem no exterior?

O mercado de sobreembalagem no exterior é focado em duas grandes vertentes: a) banda estreita, ou seja, filmes commodities de largura estreita para embalagens individuais. Em algumas aplicações é utilizado filme liso, sem impressão e, em outras aplicações, são utilizados filmes impressos em 1 a 2 cores apenas para embalar cupcakes, bagles e demais produtos de panificação; b) produtos premium, ou seja, produtos de alto valor agregado como caixas de perfumes, cosméticos, bombons premium, caixas de whisky ou cosméticos. Produtos alimentícios estão cada vez mais se afastando do uso de sobreembalagem, devido ao custo de mais um componente da embalagem e o apelo de sustentabilidade.

6) Quais os principais benefícios ao utilizar as soluções para sobreembalagem nas diferentes aplicações?

Soluções sobreembalagem são utilizadas para agrupamentos, proteção do produto contra infestações, de poeira, hermeticidade e integridade do produto contra violação, além de enobrecimento do produto na gôndola.

7) Os filmes narrow web atendem principalmente os convertedores que têm como usuários finais a indústria de alimentos. Como é a saída desses filmes para outros países?

Narrow web (ou banda estreita) são apenas cortes de filmes em larguras menores que 450mm. É amplamente usado nos Estados Unidos e Europa porque o mercado de panificação nestes países utiliza produtos embalados, e não expostos em vitrines e gôndolas de padarias e supermercados sem embalagens como são nos países menos desenvolvidos. Países da América Latina em geral ainda estão distantes destas aplicações o que pode ser conferido pelo menor consumo per capita de filmes bi orientados em relação aos Estados Unidos, por exemplo. Além disso, vale salientar que o narrow web está associado à aplicação e os requisitos de qualidade, uma premissa da Polo Films, seguem no mesmo nível que outras aplicações.