Mercado 1 de Abril de 2021

Por que a Indústria Deve Ouvir o Consumidor Final

Uma coisa é certa: os consumidores estão cada vez mais exigentes. Hoje, as pessoas não consomem apenas para atender às suas necessidades, mas também buscam uma boa experiência de compra. Para alcançar este objetivo e garantir a satisfação dos clientes, as mudanças de comportamento e os novos hábitos de consumo devem estar no radar das empresas, inclusive da indústria. E mais: é fundamental saber ouvir. Isso mesmo, ouvir o consumidor final pode trazer inúmeros benefícios a toda a cadeia produtiva. Continue a leitura e entenda o porquê. 

Marcas que ouvem bem os seus clientes têm em mãos informações valiosas para oferecer produtos e serviços inovadores, personalizados e, assim, melhorar o desempenho dos negócios. Da mesma forma, uma indústria que escuta e inova seus produtos, visando gerar valor para o consumidor final, se diferencia no mercado em que atua. 

Muitas empresas B2B (business-to-business), por exemplo, coletam feedback do consumidor final apenas por meio de canais de vendas, perdendo percepções importantes de usuários e influenciadores. Quando a indústria se aproxima do consumidor é possível entender melhor as tendências e os comportamentos para aprimorar produtos, desenvolver novas soluções, saber o que está agradando mais no portfólio e quais as expectativas acerca do que a marca produz. 

Hoje o marketing digital é uma maneira eficiente para estabelecer uma comunicação próxima com o público, estudar suas preferências e conhecê-lo melhor. Assim, é possível elaborar estratégias direcionadas, ajudando a empresa a se tornar mais relevante para a sua audiência, construir um relacionamento e alcançar melhores resultados. 

Não é à toa que muitas companhias têm adotado o software de gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM) para estreitar essa relação. Esta ferramenta ajuda a monitorar as preferências de produtos dos clientes, hábitos de compra e informações como suas previsões de orçamento. Além disso, com este olhar mais amplo, o tempo de resposta da indústria é muito mais rápido, permitindo que ela reaja a qualquer problema ou oportunidade sem perda de tempo.

Um levantamento da HundredX, empresa que cria software de escuta / feedback para clientes empresariais, entrevistou mais de 500 executivos de negócios e 95% dos líderes afirmaram que entender as necessidades e preferências do cliente é crucial. Segundo o estudo, criar uma cultura de escuta do cliente - em todas as áreas da empresa - contribuiu para:

1. Aumentar a retenção do cliente: é quase unânime que é mais barato manter os clientes existentes do que adquirir novos.

2. O consumidor compre mais: faça um cliente feliz e ele comprará mais, é simples. Além de uma boa experiência do cliente, a sensação de que estão sendo ouvidos também deixa o cliente feliz. A prova está nas redes sociais.

3. Criar embaixadores da marca: quando você deixa os clientes felizes, eles compartilham essa experiência com os amigos, familiares e colegas. O seu melhor marketing virá de clientes que elogiam você.

Por fim, entender quais são as peculiaridades, expectativas e preferências de cada consumidor deve ser a premissa dos gestores para adotar as estratégias mais efetivas independente do segmento, afinal os clientes estão por toda a parte dando inputs de sua experiência desde o primeiro contato com uma marca.

A indústria de embalagens e o consumidor final

Como já mencionamos, o mercado consumidor mudou e, com a chegada da Indústria 4.0 e da pandemia, mais mudanças estão por vir para toda a cadeia produtiva. Com isso, os desafios da indústria de embalagem também crescem, afinal, agora o consumidor está mais conectado, informado e conta com as mais variadas opções de escolha e o acesso aos produtos. Quando falamos em embalagens de alimentos, por exemplo, os movimentos em busca de bem-estar, saúde e sustentabilidade também têm produzido efeitos nas expectativas dos consumidores em relação às embalagens dos produtos.

Nesse sentido, ouvir o consumidor final, entender seus comportamentos, desejos e hábitos de compra também deve ser um papel da indústria de embalagens. Veja: de acordo com um estudo da Nielsen, 2 em cada 3 consumidores decidem a compra de um produto com base na sua embalagem e, quando o visual deste embalagem é atrativo, o consumidor volta a adquirir aquele produto em cerca de 41% dos casos. Logo, o design da embalagem se transformou numa grande oportunidade de marketing e comunicação para as marcas.

Outro motivo pelo qual o setor deve ouvir e entender o consumidor diz respeito ao que ele espera da embalagem. Agora, os consumidores estão exigindo mais detalhes sobre o que eles realmente estão comprando, ou seja, o que fica nas embalagens são informações essenciais, com destaque, por exemplo, aos ingredientes. Além disso, as pessoas têm buscado por embalagens inovadoras que proporcionem segurança, mas também boas experiências. É preciso incorporar novas funções como “conversar” com o cliente, estabelecer empatia, esclarecer mais sobre o produto adquirido e estreitar ainda mais o relacionamento.

“Ouvir o consumidor final é fundamental para a evolução de toda a cadeia na medida em que a embalagem não tem como propósito somente proteger o alimento, mas também proporcionar uma boa experiência de consumo. Estamos em um processo de revolução que transforma as coisas e a forma que os indivíduos vivem e interagem com os produtos e o meio ambiente. Por isso, aqui na Polo Films queremos trabalhar a 4 mãos com os nossos clientes e end-users para desenvolver novas soluções que atendam estes anseios”, explica Cláudio Difini, Gerente Comercial do Mercado Interno.

Assim, com o crescente número de embalagens competindo por atenção nas prateleiras, é preciso que todas as empresas da cadeia estejam atentas a essas tendências e dispostas a ouvir o consumidor para que se mantenham conectadas aos consumidores e competitivas no mercado.

Segundo a Gerente de Marketing e Comunicação Interna, Camila Dantas, entender e interpretar os hábitos e tendências de consumo tem sido essencial para continuar levando produtos com a mais alta qualidade aos nossos clientes. “A Polo Films vem atuando fortemente neste aspecto na área de Marketing, sempre trabalhando junto à área Comercial, que está conectada diariamente aos clientes, e também à equipe de Inteligência de Mercado, que nos apoia com dados relevantes. Assim, somos uma empresa de embalagens flexíveis que está sempre atenta para antecipar tendências e desenvolver soluções que atendam as necessidades de toda a cadeia, sejam dos convertedores, brand owners, varejo e consumidor final”, finaliza.

Para saber mais sobre todos os nossos produtos e suas aplicações, acesse polofilms.com.br ou entre em contato conosco pelo telefone +55 (11) 3478-5950 ou pelo e-mail contato@polofilms.com.br