Mercado 22 de Setembro de 2023

Mercado de Rótulos: guia completo de tendências

O mercado de rótulos apresenta boas previsões e insights, tanto no presente momento da indústria, quanto para um futuro próximo. De acordo com Carsten Bamberg, da Konica Minolta Business Solutions Europe, o mercado da produção de etiquetas e rótulos atualmente é dominado pelo digital, com quase 35% do valor total gerado a ser proveniente de impressão completamente digital ou híbrida. 

Nesta mudança impressionante da balança do mercado, o digital supera todas as expectativas. De acordo com o relatório da Smithers Pira, The Future of Digital Printing to 2032, digital printing product markets and forecasts, durante a pandemia houve um crescimento significativo na venda de produtos essenciais, que exigem embalagens de qualidade, especialmente as flexíveis, que têm ganhado espaço por suas características como praticidade, segurança e versatilidade. 

Também as embalagens que precisam de etiquetas e rótulos tiveram aumento de demanda, o que impulsiona diretamente a produção destes últimos. 

Outro ponto importante a se considerar nas tendências do mercado de rótulos é que, segundo informações da Kantar, as novas regras para rotulagem de alimentos, em vigor no Brasil desde outubro de 2022, devem levar a uma mudança no comportamento dos players de alimentos e bebidas, assim como aconteceu em outros países latinos. 

E dentre as maiores mudanças está a rotulagem nutricional frontal. Os dados da pesquisa da Kantar mostram que 1/3 dos latinos estão altamente preocupados com sua saúde e vêm fazendo mudanças nos hábitos alimentares, e 66% deles leem os rótulos dos produtos alimentícios. A maioria está mais preocupada com a quantidade de açúcares (22%), seguido de sódio (19%), e calorias (18%).

Como se pode observar, as tendências do mercado de alimentos e bebidas estão evoluindo rapidamente, influenciadas por uma variedade de fatores, incluindo regulamentações governamentais, avanços tecnológicos e mudanças nas preferências do consumidor. 

A notícia sobre a nova lei para rótulos de alimentos e bebidas é uma indicação clara de que a indústria está se esforçando para ser mais transparente e informar melhor os consumidores sobre os produtos que estão comprando. 

De acordo com a pesquisa conduzida pelo Kantar, essa nova regulamentação tem o potencial de influenciar diretamente o modo como os brasileiros consomem produtos alimentícios e bebidas, uma vez que a rotulagem é uma ferramenta poderosa para transmitir informações essenciais aos consumidores.

Nesse contexto, a Polo Films surge como um parceiro estratégico para as marcas que buscam se adaptar a essa nova era de rotulagem. 

Com uma longa trajetória no mercado de filmes flexíveis para rótulos e embalagens, a Polo Films tem proporcionado aos seus parceiros e clientes a possibilidade de produzirem rótulos inovadores, que não apenas atendem às novas regulamentações, mas também que comunicam os valores e a qualidade dos produtos de seus clientes.

Crescimento exponencial no mercado de rótulos 

A demanda por rótulos que vão além da simples identificação do produto está impulsionando essa tendência, à medida que as marcas buscam se destacar em prateleiras cada vez mais competitivas. 

De acordo com dados retirados da newsletter da MarketsandMarkets, o segmento de etiquetas auto-adesivas está preparado para crescer a partir de USD 31,06 bilhões em 2018 para até USD 40,50 bilhões em 2023, em um CAGR de 5,5%.

Isto gera uma expectativa de um crescimento exponencialmente maior de produção de rótulos e embalagens flexíveis. 

E a Polo Films está na vanguarda desse crescimento, oferecendo filmes de BOPP de alta qualidade, como o Polo Opaque, filme de excelente brilho, força de selagem e acabamento (opaco ou branco), que protege o produto e oferece excelente aspecto visual à sua embalagem, podendo ser utilizado em estruturas monocamada ou laminadas; o Polo Plain, de alto brilho e transparência, este filme possui ótima performance e rendimento durante a impressão e laminação. Isso devido à boa planicidade e baixo encolhimento térmico do produto. 

Além destes produtos, a Polo outras soluções ideais para o momento de expansão deste mercado. 

Importância das tendências do Mercado de Rótulos

O relatório de mercado de rótulos da Mordor Intelligence projeta o cenário até 2028, enfatizando a importância da inovação e da adaptabilidade para o sucesso contínuo.

A pesquisa destaca ainda que, em função do crescimento em indústrias como as de alimentos e bebidas, os rótulos de advertência/segurança também devem aumentar devido às regulamentações de apoio do governo. 

No entanto, a Mordor ainda aponta que o aumento do custo da matéria-prima é um dos principais fatores que impede o crescimento do mercado. E a qualidade faz parte do custo, uma vez que é ela o fator mais importante no mercado de rótulos. 

A Polo Films, com sua dedicação à qualidade, sustentabilidade e tecnologia avançada, está bem posicionada para enfrentar todos estes desafios e abraçar as oportunidades nesse mercado dinâmico, desenvolvendo pesquisas e fornecendo soluções inovadoras aos seus parceiros. 

Nossos produtos estão criados com base em pesquisas científicas e extensas pesquisas de mercado, de modo que buscamos entender as necessidades dos consumidores finais e de nossos parceiros.

Nossas ações de ESG fazem parte de nossa essência e o pilar sustentabilidade é muito sério para nós. 

Por isso desenvolvemos produtos como o b-flex, plataforma tecnológica de perfil eco-friendly, cujo material possui a mesma eficiência do BOPP comum, mas é capaz de se biodegradar muito mais rapidamente quando descartado em ambiente anaeróbico.

Afinal, quando se pensa em matéria prima para o mercado de rótulos e para embalagens flexíveis, no geral, o custo está atrelado à qualidade e esta garantida pelas mais de 4 décadas de história da Polo. 

Nosso pioneirismo faz com que nossos produtos tenham nossa garantia de qualidade, pois sem ela 4 décadas de mercado não poderiam se sustentar. 

Com uma história tão longa, se tem uma coisa da qual entendemos é de futuro: e o futuro da indústria de rótulos está cheio de promessas e desafios emocionantes. 

Com regulamentações em evolução, avanços tecnológicos e expectativas crescentes dos consumidores, a Polo Films se posiciona de forma visionária, não apenas acompanhando as tendências, mas também as moldando ativamente.

Conheça mais sobre nossas soluções para o mercado de rótulos em nosso site e venha bater um papo conosco! 

#Tendências #mercadoderótulos #filmesflexíveis #bopp