Sustentabilidade 23 de Maio de 2023

Autocuidado e embalagens flexíveis de BOPP: uma tendência mundial que você precisa entender

Muito embora a pandemia tenha, oficialmente, nos termos da OMS, chegado ao fim, é fato que a catástrofe que dizimou uma parcela da humanidade transformou hábitos e mudou relações e comportamentos de forma definitiva. E uma das principais mudanças foi em relação ao autocuidado. Apontado como forte tendência pela famosa pesquisa de tendências Mintel, a “mentalidade focada no eu” já é dominante e continuará sendo. Mas aqui não se trata de uma mentalidade de individualismo ou egoísmo, e sim de autocuidado, mesmo. E autocuidado implica escolher produtos que venham em embalagens que garantam segurança contra bactérias e vírus, como é o caso das embalagens Polo Films produzidas com BOPP. 

Afinal, com a pandemia o termo autocuidado passou a ser um dos que mais se popularizaram, e seu significado, abrangente, vai desde o cuidado com a saúde mental ao cuidado com aquilo que se consome. 

Neste sentido, a questão da contaminação de alimentos e produtos, em geral, passou a ficar ainda mais evidente e as marcas tiveram que buscar soluções para entregarem confiança e segurança aos seus consumidores. 

É aí que entra a importância do FlexProtec, um filme plástico antimicrobiano desenvolvido pela Polo Films para reduzir a presença destes microrganismos indesejáveis. 

E para mostrar como, na prática, esta mudança de mentalidade e de comportamento é séria, importante e sem volta, separamos alguns pontos da Análise Pestel sobre Embalagens realizada pela Mintel, principal agência de pesquisas de tendências do mundo. 

Esta pesquisa serve para mostrar o que está acontecendo agora e o que vai acontecer na ciência de comidas, nutrição especializada, patentes, ingredientes, embalagens e suas aplicações. 

Ao entender como a inovação de produtos, como o FlexProtec, está acontecendo, a pesquisa Mintel ajuda a identificar futuras oportunidades e necessidades. 

A pesquisa também é importante para que os players possam tomar decisões mais acertadas de maneira mais rápida, uma vez que têm possibilidade de entender melhor o mercado e o que está acontecendo em sua categoria específica de negócio. 

Produzidas com BOPP, as embalagens flexíveis da Polo são agentes poderosos contra vírus e bactérias, e podem ser aplicadas como embalagens de alimentos, chocolates, bolos recheados, pães, frutas, vegetais, legumes, produtos de higiene e limpeza, dentre diversos outros fins, ajudando a a dar longevidade a produtos mais sensíveis, aumentando seu tempo de prateleira. 

Fazer uso das embalagens flexíveis de BOPP como o FlexProtec da Polo Films significa abraçar as principais tendências em embalagens e ganhar vantagens competitivas no mercado, além de alcançar a liderança do seu ramo específico ao se aproximar das tendências globais em embalagens. 

É aí que sua marca pode se tornar a principal opção para estes consumidores ávidos por autocuidado. 

E para que não reste dúvidas, trabalhamos com dados: o FlexProtec foi testado na Universidade Estadual Paulista (Unesp) e apresentou redução de 99,5% do coronavírus em 40 minutos de contato.

Este nível de proteção é altíssimo e, numa sociedade que já sofreu tanto por contaminação viral, poder contar com este nível de proteção garante muito mais do que os efeitos práticos de estar protegido contra os vírus e bactérias, em si: garante também tranquilidade e segurança que, emocionalmente, o ser humano hoje precisa muito, talvez mais do que nunca. 

Mas embalagens flexíveis de BOPP da Polo, como o FlexProtec, vão muito além da proteção viral: também reduzem muito a proliferação de bactérias e fungos, que são os principais responsáveis pela degradação e desperdício de alimentos, uma preocupação global que também aparece como forte tendência, principalmente pela questão da sustentabilidade. 

Afinal, segundo a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura, entre um quarto e um terço dos alimentos produzidos anualmente para o consumo humano se perde ou é desperdiçado, o que equivale a cerca de 1,3 bilhão de toneladas de alimentos. E isto seria suficiente para alimentar dois bilhões de pessoas.

É por isso que as embalagens flexíveis de BOPP FlexProtec foram desenvolvidas também para serem uma barreira de proteção contra outros microorganismos além do vírus da Covid. 

De acordo com testes da Unesp, a redução comprovada diante das bactérias Staphylococcus aureus e Escherichia coli, responsáveis por causar infecções de pele e intestinais respectivamente, chega a 99,99% em 24 horas. 

O Coronavírus Canino também foi testado e apresentou diminuição de 99% em 10 minutos e de 99,68% em 30 minutos de contato.

Isto porque a linha FlexProtec é feita com nanotecnologia de íons de prata como aditivo para eliminar com eficiência uma vasta gama de bactérias, fungos, protozoários e vírus (incluindo o Sars-CoV-2, causador da Covid-19). 

Os íons de prata – que não interagem com o produto ou meio ambiente – entram nos micro-organismos através das membranas celulares causando danos irreversíveis em sua estrutura ao desativar moléculas vitais, impedindo, assim, que ajam sobre o produto que está embalado. 

Além disso, a prata interage com o DNA desses seres, evitando que se repliquem formando colônias - quem nunca viu aquelas manchinhas brancas ou esverdeadas que vão crescendo e se proliferando? Com o FlexProtec, isso não acontece. 

A nanotecnologia atua neste controle microbiano nas fases iniciais de sua curva de crescimento nas superfícies das embalagens, contribuindo assim para aumentar o tempo de prateleira dos produtos embalados com esta poderosa embalagem flexível de BOPP feita especialmente para autocuidado e para o cuidado com o outro. 

Mas além da proteção, em si, resultado da busca pelo autocuidado que se estabeleceu como tendência em função da pandemia, outros fatores globais influenciam muito a produção de embalagens flexíveis de BOPP, como o FlexProtec. 

Dentre eles podemos destacar fatores econômicos, como questões da cadeia de suprimentos mundiais, muito impactada por questões como a guerra entre Rússia e Ucrânia, o que faz com que seja imperativa um maior durabilidade dos alimentos e produtos perecíveis, necessitando, portanto, de embalagens mais inteligentes como a FlexProtec, por exemplo. 

Ou então a super questão da sustentabilidade, que está ditando o rumo da produção, dos mercados e dos negócios atualmente. É imprescindível pensar em sustentabilidade para atender as necessidades de um público atento que, cada vez mais, está voltando seu olhar para as questões ambientais, como poluição, aquecimento global, uso dos combustíveis fósseis, dentre outras. 

Desta forma, embalagens flexíveis produzidas as partir do BOPP tem o potencial de voltarem para a cadeia produtiva e, apesar da aparente dificuldade na recuperação do material para produção de PCR (sigla referente em inglês para Post-Consumer Recycled, referente às resinas obtidas pela reciclagem das matérias-primas plásticas já utilizadas pelos consumidores), ser biodegradável é a tendência do futuro e quem ainda não entendeu a importância desta questão está, declaradamente, longe das tendências e correndo o risco de ficar de fora do mercado. 

Inclusive, comercialmente falando, apesar do sistema de reciclagem ter suas dificuldades, a reciclagem, em si, continua sendo a mais compreensível e acionável forma dos consumidores no mundo todo fazerem algo que eles acreditam ser bom para o meio ambiente, ainda segundo a pesquisa Mintel. 

Portanto, investir em embalagens flexíveis de BOPP como o FlexProtec é muito mais do que pensar no agora: é investir hoje no amanhã!

Conheça melhor todos as vantagens e os detalhes do FlexProtec aqui.