Sustentabilidade 16 de Novembro de 2021

Reciclagem do Plástico: Boa Para o Mundo, Boa Para os Negócios

A importância dos plásticos na vida das pessoas é inegável e o fato é que não dá para imaginar o mundo atual sem este recurso inestimável.  São tantas e tão variadas suas aplicações, que ele está presente hoje em quase todos os setores da economia. O problema é que o aumento da população mundial reflete diretamente em seu consumo, o que nos leva à questão: O que fazer com toneladas e mais toneladas de resíduos plásticos produzidos diariamente no mundo? A principal resposta a esta pergunta atende pelo nome de reciclagem. 

O plástico flexível utilizado em embalagens é um material versátil, que ajuda as empresas a preservar e assegurar a qualidade de seus produtos, principalmente os alimentícios, até que estes cheguem à mesa do consumidor. No entanto, o ciclo de vida de uma embalagem plástica não termina quando ela é colocada na lata de lixo. Por isso, reciclar o plástico pode fazer uma diferença considerável e é fundamental para a preservação do meio ambiente.

Não à toa as preocupações com a sustentabilidade estão hoje na pauta das decisões envolvendo o desenvolvimento e a produção de embalagens, particularmente na indústria de plásticos. Aqui, a reciclagem desempenha um papel cada vez mais importante no esforço para reduzir o descarte e os níveis gerais de resíduos sólidos - e os proprietários de empresas e marcas podem e devem ajudar a fazer a diferença investindo em soluções de economia circular

Com uma abordagem apropriada da reciclagem do plástico, as empresas podem reduzir a produção de resíduos indesejáveis, cortar despesas e gerar lucros com a venda de produtos reciclados. Estes estão gradualmente ganhando demanda em vários mercados e a atenção de um consumidor cada vez mais atento às ações sustentáveis das empresas. Abaixo, elencamos cinco vantagens significativas da reciclagem das embalagens plásticas que as empresas devem considerar:

 

1 - Redução da Poluição

Quando reciclamos mais, enviamos menos material para aterros sanitários e evitamos também que o plástico descartado inadequadamente prejudique a natureza. Grande parte das embalagens plásticas que consumimos pode ser reciclada, entrando novamente na cadeia de produção e livrando o meio ambiente de um amontoado de resíduos cuja decomposição leva tempo. A reciclagem desse material ajuda a diminuir o lixo produzido e garante uma melhor utilização dos recursos naturais do planeta. Além disso, o processo de extração de matéria-prima para produzir o plástico também gera poluição. Mais reciclagem significa menos extração, o que significa menos poluição. 

 

2 - Menos Dependência de Novas Matérias-primas

Extrair matérias-primas do meio ambiente é dispendioso, tem impactos no ecossistema de onde é retirado o insumo além de gerar poluição, como vimos anteriormente. O processo também consome muita água e energia. Por isso, quando investimos em reciclagem extraímos menos, diminuímos nossa dependência e ainda conservamos muitos dos nossos preciosos (e finitos) recursos naturais. 

 

3 - Conservação da Energia

A reciclagem economiza energia. Produzir produtos com materiais reciclados requer menos energia do que fabricá-los com novas matérias-primas. Um menor gasto de energia significa menos emissões de carbono. A reciclagem também mantém os resíduos potencialmente liberadores de metano fora dos aterros sanitários. E, como se sabe, a redução do dióxido de carbono e de outros gases do efeito estufa dispensados na atmosfera é vital para deter as mudanças climáticas.

 

4 - Proteção de Ecossistemas 

Como vimos, a reciclagem reduz a necessidade de extrair novas matérias-primas da Terra. Isso, por sua vez, diminui os danos causados ao mundo natural: menos poluição da água, solo e ar e perturbação da vida selvagem. Mais: resíduos plásticos não reciclados e descartados de forma irregular podem ser arrastados para rios e mares e acabar a centenas ou milhares de quilômetros de distância, causando danos à natureza em larga escala. 

 

5 - As Impressões do Consumidor

Pesquisas realizadas aqui e no mundo evidenciam uma tendência clara dos consumidores. A grande maioria afirma considerar uma marca que investe em sustentabilidade. O fato é que as demandas em relação à produção e ao consumo sustentáveis estão crescendo e não há como fugir desta realidade. Acompanhar a tendência é imperativo para os empresários, que precisam ir além de produzir produtos de qualidade para seus públicos, tendo de se mostrar também interessados pelas questões socioambientais. E investir em reciclagem é passar um recado claro para seu público. 

A Polo Films está alinhada aos objetivos da Nova Economia do Plástico e incentiva cada vez mais o retorno dos resíduos para o ciclo produtivo como matéria-prima para a confecção de novos bens de consumo. Por isso, mantém parcerias com empresas que coletam materiais reutilizáveis, efetuam sua limpeza e o recondicionam para uso. Em busca de atenuar os problemas decorrentes da ainda tímida reciclagem, coleta e descarte adequados no Brasil, a empresa investe também na elaboração de soluções tecnológicas, como os plásticos biodegradáveis, que se degradam com muito mais rapidez e podem ser usados para a geração de energia limpa.

É imprescindível que as embalagens plásticas satisfaçam os ditames da sustentabilidade e não coloquem em risco o meio ambiente. Somente assim será possível compatibilizar qualidade e segurança dos alimentos com saúde do consumidor e do ambiente em que vivemos. E apostar na reciclagem é construir esta realidade. 

 

Energiplast 2021

A 11ª Edição do Fórum de Reciclagem Energética (Energiplast) ocorre no próximo dia 17 de novembro, das 9h às 17h30, em formato on-line. O evento tem o propósito de divulgar as tecnologias disponíveis para a geração de energias em todas as suas formas, a partir de resíduos sólidos descartáveis. O encontro é uma iniciativa do Comitê de Reciclagem do SINPLAST (Sindicato das Indústrias de Material Plástico no Estado do RS).