Tecnologia 10 de Agosto de 2022

Quanto a durabilidade de um alimento é conservada por uma embalagem bem feita?

A embalagem tem um papel fundamental na apresentação da sua marca. O formato, cores, layout e informações textuais são elementos que podem ajudar o consumidor no momento de fazer uma compra. Além disso, a embalagem também influencia o transporte do produto, protegendo os itens ao longo do trajeto das fábricas até os pontos de vendas e destes para as residências dos consumidores Porém, esses fatos não são novidades. O que você pode não saber é que o seu produto pode manter a qualidade e a conservação do produto na prateleira se ele estiver protegido pela embalagem certa, especialmente quando estamos falando de alimentos.

Desse modo, a embalagem tem um impacto positivo na manutenção da qualidade do alimento, o qual pode durar mais nas gôndolas.

De embalagens, a Polo Films tem amplo conhecimento e experiência na área. Sendo assim, decidimos produzir esse conteúdo para explicar como a embalagem deve ser aproveitada para conservar a durabilidade de um alimento.

Vamos lá!

  • A importância da embalagem na conservação do produto
  • Alguns exemplos de embalagens que conservam alimentos com eficiência
  • A importância da embalagem na conservação do produto

 

Testes de qualidade são fundamentais no processo de fabricação e eles precisam ser executados com seriedade, ainda mais quando se trata de alimentos e bens de consumo. Enquanto os fabricantes realizam os testes de qualidade, muitos deles esquecem que os produtos estarão expostos ao calor, umidade, condições climáticas variáveis e o manuseio constante das embalagens durante o tempo de prateleira desses itens no mercado. Ou seja, os testes de qualidade devem considerar o tempo de exposição em pontos de venda. Isto é, os responsáveis por conduzir o processo de testagem precisam pensar em embalagens capazes de proteger os itens que estão à venda, garantindo a sua integridade e segurança. Um processo de empacotamento bem executado mantém a durabilidade e aspectos físicos dos alimentos, preservando suas características fundamentais e protegendo os consumidores contra vários tipos de contaminação. Desse modo, é possível afirmar que a embalagem tem um papel de protagonismo quando o assunto é a segurança dos alimentos, sendo que esse termo se refere a um conjunto de boas práticas, as quais têm a finalidade de garantir o acesso a alimentos de qualidade e que não apresentem nenhum risco para a saúde dos consumidores.

Aliás, fica a cargo da Anvisa controlar e fiscalizar as condições sanitárias e higiênicas de embalagens, conforme a Lei nº 9.782/1999. Essa regulação é válida para todas as embalagens e equipamentos que têm contato direto com os alimentos.

 

Alguns exemplos de embalagens que conservam alimentos com eficiência

A embalagem promove a conservação de alimentos expostos em pontos de venda somente quando o invólucro evita a oxidação do produto, um fenômeno natural causado pelo contato do item com o oxigênio, o qual está presente no ar e é capaz de propagar bactérias, fungos e diversos outros microorganismos.

Em adição, a embalagem funciona como uma barreira ao vapor d’água. Quando o alimento possui crocância, essa camada de proteção é essencial para assegurar sua qualidade e sabor. Já há algum tempo, as marcas têm reconhecido a importância da embalagem na conservação de alimentos e têm optado por um design que garanta a sua durabilidade em seu tempo de prateleira.

 

Vamos conhecer alguns casos famosos.

 

Waffers, Cookies e Biscoitos

Para as empresas que atuam na produção e comercialização de waffers, cookies, biscoitos e outros, a mudança de embalagens foi uma oportunidade de manter a crocância dos alimentos, aumentando a durabilidade em pontos de vendas.

Recentemente, essas marcas optaram pelo design flow pack, alegando que a alteração das embalagens aconteceu para garantir o sabor, o aroma e a qualidade do produto.

As embalagens flow pack possuem uma melhor selagem, permitindo que os biscoitos fiquem crocantes por mais tempo.

 

Embalagens de Café

A indústria de café é outro segmento do mercado que decidiu modificar o design de pacotes para aumentar a conservação do produto. Por isso, muitas marcas optaram pelo sistema “abre-e-fecha” nas embalagens.

Assim, tanto no mercado, quanto nas casas dos consumidores, esse novo design é ideal para manter a qualidade do café por mais tempo. 

Além disso, os consumidores não precisam mais realizar a transferência do produto para outro container, já que a embalagem já tem a função de conservação. Ficou muito mais prático para o consumidor.

 

Produtos Congelados

As empresas que atuam no setor de congelados também alteraram seus pacotes. Nesse segmento de mercado, era comum usar embalagens de papel. 

Contudo, essas embalagens não eram efetivas em um aspecto fundamental, quando se fala em durabilidade de alimentos congelados. É claro que estamos falando da absorção de umidade.

A solução? Embalagens plásticas flexíveis, no formato flow pack. As embalagens plásticas conservam os alimentos congelados por mais tempo, eliminando por completo o problema da umidade.

Percebeu como a embalagem interfere na conservação de produtos alimentícios durante o tempo de prateleira? 

Esses são apenas alguns dos exemplos concretos, os quais agradaram os consumidores e resultaram em sucesso nas vendas e na redução de desperdícios.

Se quiser prolongar a vida útil de produtos alimentícios, conte com a Polo Films!