Mercado 18 de Dezembro de 2019

Principais tendências de embalagens para ficar de olho

A embalagem é um fator importante e, muitas vezes, determinante para a decisão de compra de um produto. Além de ter como função principal conservar o conteúdo, a embalagem também precisa ser atrativa e inovadora para conquistar os seus clientes. Não é à toa que muitas das tendências no desenvolvimento de embalagens revelam as mudanças de perfil dos consumidores, que têm novos interesses, desejos e necessidades. Por isso, é fundamental que as empresas estejam atentas a tais tendências para se manterem competitivas.

Anualmente, a agência de inteligência de mercado Miltel apresenta o Global Packaging Trends, um estudo sobre a indústria global de embalagens, com foco em tendências do setor. Na edição deste ano, o relatório identificou quatro grandes tendências que vão impactar a indústria mundial de embalagens nos próximos anos: conectividade, inovação, comércio eletrônico e sustentabilidade.

A adição de chips, códigos e outras tecnologias nas embalagens, por exemplo, pretendem estreitar o relacionamento com o consumidor. A ideia é que a embalagem esteja conectada com o consumidor ampliando assim o marketing pós-venda. As embalagens conectadas podem criar um vínculo entre o universo de compras nas lojas e o universo digital, oferecendo às marcas um canal para controlar sua imagem on-line e oferecer conteúdos atraentes e informações específicas que podem, sim, influenciar as decisões de compra.

De acordo com um estudo da Inside Packaging, a mudança de perfil dos consumidores, principalmente os mais jovens, têm contribuído para uma reformulação do setor. Segundo o relatório, a tecnologia de Near Field Communication (NFC), por exemplo, oferece uma oportunidade. As etiquetas NFC podem ser incorporadas na embalagem para adicionar inteligência e interatividade aos bens do dia a dia. Se um cliente interage com um produto enquanto está na prateleira, ele pode receber informações sobre a sua procedência, links para análises nas mídias sociais e uma venda pode ser incentivada oferecendo um cupom de desconto, por exemplo.

As embalagens de comércio eletrônico também têm ganhado notoriedade à medida que as compras online crescem rapidamente. No Brasil o e-commerce fechou o ano de 2018 com faturamento de R$ 53,2 bilhões, um crescimento nominal de 12% em relação ao ano anterior. A estimativa é que o faturamento chegue a R$ 61,2 bilhões até o final de 2019, segundo relatório da E-bit Nielsen. Ou seja, com o crescimento do comércio eletrônico, já é possível imaginar a quantidade e a variedade de embalagens que podem ser produzidas, principalmente com foco em novos produtos e inovações.

A sustentabilidade tem sido uma tendência importante neste ano e em 2020 não será diferente, afinal, à medida que os consumidores se tornam cada vez mais atentos a este tema, cresce a preocupação com a forma como a embalagem está afetando o meio ambiente. Um dos principais aspectos dessa tendência é em relação ao uso de recursos naturais por parte das empresas e como elas têm buscado produzir embalagens mais alinhadas com o contexto atual e que confiram proteção aos materiais embalados, sem deixar de lado a questão da reciclagem. Não é à toa que a economia circular têm ganhado fôlego nos últimos tempos, mantendo algumas embalagens em uso e fora de nosso ambiente, minimizando seus impactos negativos.

Não há como negar que as embalagens possuem influência direta na imagem de uma marca no mercado. Por isso, a Polo Films se mantém atenta às atuais tendências no desenvolvimento de embalagens e procura sempre cumprir as boas práticas de fabricação e inovar constantemente. Assim, garantimos a excelência dos nossos produtos e contribuímos com o negócio de nossos clientes.

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