Mercado 6 de Julho de 2022

Legado da Pandemia: Embalagem Flexível, Mais do que Nunca, Indispensável

Vivemos nos últimos anos um episódio turbulento da nossa história com a pandemia. Felizmente, o pior já passou e gradativamente vamos retornando à normalidade. Mas a crise sanitária global não será esquecida, não só pelo drama das muitas vidas perdidas, mas também pelos impactos causados em nossa sociedade. O fato é que o surto do corona vírus mudou comportamentos, galvanizou tendências, redesenhou panoramas e abriu espaço para diversos questionamentos. E neste novo horizonte que se apresenta, um fato é indiscutível: a embalagem continuará sendo protagonista. 

A covid-19 nos lembrou o quanto os alimentos são valiosos e perecíveis, e protegê-los adequadamente é uma necessidade ainda mais urgente quando a insegurança alimentar é uma realidade em muitas partes do mundo. O que consumimos deve ser bem protegido, saboroso, fresco e – agora mais importante do que nunca – seguro e higiênico. Mas para além disso, a embalagem que assegura a qualidade dos alimentos deve também ser sustentável. Ao contrário da pandemia, a sustentabilidade é bem-vinda, necessária, veio para ficar e não podemos renunciar a ela. 

 

A favor da segurança, contra o desperdício

Conciliar segurança, eficiência e sustentabilidade é hoje o maior desafio do setor de embalagens. A grande questão é: como ser mais sustentável sem comprometer a qualidade dos alimentos? Os produtos alimentícios são preciosos, sensíveis e devem ser protegidos o maior tempo possível de qualquer tipo de perda de qualidade e contaminações. Por isso, a embalagem é essencial e indispensável. Mas será que podemos fazer escolhas melhores do que fizemos no passado? A resposta é sim. 

O senso comum costuma pensar no impacto ambiental das embalagens as imaginando poluindo terra, rios e mares. Esta cena, no entanto, diz mais sobre os seres humanos do que sobre o material do qual é feita a embalagem. Além disso, pouca gente reflete sobre sua importância no prolongamento da vida útil de um produto. Esta informação é essencial, pois a produção de alimentos e o potencial desperdício deles muitas vezes têm um impacto ambiental maior do que os próprios materiais utilizados na composição da embalagem.

Precisamos nos ater a questionamentos de fato pertinentes ao contexto: O material da embalagem é de uso único? Sua produção e transporte demandam muito gasto de energia e emissão de poluentes? Ela pode voltar à cadeia produtiva e ser transformada em um novo produto? Equivocadamente, o foco hoje está muito voltado para a escolha de materiais específicos. Basta olhar para as críticas, muitas delas infundadas, ao uso do plástico.

 

A recompensa positiva

O plástico flexível continua a ser uma invenção fantástica e um insumo muito vantajoso para proteger os produtos alimentares. O problema, na verdade, não está no material, mas em como estamos tratando as embalagens após o uso. A coleta adequada, triagem e reciclagem são os principais caminhos a se seguir. Somente por meio do manuseio correto em todas as etapas da cadeia de valor da embalagem é que poderemos evitar que o material cause danos à natureza. Paralelamente a isso, nossa outra carta na manga é a inovação tecnológica. 

Dentro do campo das embalagens sustentáveis, atualmente há muita inovação em andamento. Com o mercado passando a prestar mais atenção a detalhes como condições de higiene, armazenamento e sustentabilidade, a Polo Films está ainda mais ciente de seu papel neste contexto que vai determinar o futuro do alimento e da embalagem. E isso porque sabemos que as empresas que conseguem fazer essa transição para embalagens sustentáveis já são recompensadas positivamente, e serão ainda mais no futuro.


Ao passo que incentivamos cada vez mais o retorno dos resíduos para o ciclo produtivo, investimos também na elaboração de soluções tecnológicas como os filmes plásticos de nossa espiral sustentável: o biodegradável b-flex, o antibacteriano Flexprotec, e o recém-lançado Oneflex - 100% reciclável e voltado para os mercados de café, atomatados e pet food. Filmes capazes de continuar assegurando o papel de destaque da embalagem flexível no mundo: proteger pessoas salvaguardando seu alimento. Porque como costumamos dizer aqui, gente é tudo para a gente.