Produtos 10 de Setembro de 2021

ENTREVISTA: Os Segredos por Trás de FlexProtec

 

 

FlexProtec é o mais recente lançamento da Polo Films, uma linha de filmes plásticos antimicrobiana que usa a nanotecnologia na eliminação de micro-organismos e que pode contribuir para dar mais longevidade aos alimentos. O filme plástico aditivado incorpora propriedades funcionais diversas e agrega valor e qualidade aos produtos, promovendo assim bem-estar e segurança ao consumidor. A solução é ideal para ser usada em embalagens de chocolates, bolos recheados, pães, frutas, vegetais, legumes, produtos de higiene e limpeza, entre outros. Para falar sobre a tecnologia por trás da novidade, conversamos com Rodrigo Chaves Serafini, um dos engenheiros responsáveis pelo desenvolvimento do FlexProtec. 

 

Em termos de Eficiência, qual é a Principal Diferença entre uma Embalagem Plástica Flexível Antimicrobiana e uma Convencional?

A eficiência da embalagem flexível antimicrobiana está justamente na utilização de aditivos, como o próprio nome diz, antimicrobianos. Com o FlexProtec combatemos a proliferação de micro-organismos o que pode gerar um aumento do tempo de prateleira do produto e reduzir a contaminação cruzada por contato.

 

A linha FlexProtec usa a Nanotecnologia dos Íons de Prata de Aditivo para Combater Micro-organismos como Bactérias, Vírus e Fungos. Como se dá Efetivamente este Processo?

A prata é amplamente utilizada por ter sua atividade antimicrobiana em um largo espectro de micro-organismos. E ela atua de três maneiras. Primeiro, os íons de prata entram nos micro-organismos através das membranas celulares, causando danos na estrutura da parede celular. Depois, a prata tem grande reação com as enzimas presentes nos microrganismos, desativando essas moléculas vitais. Por último, o metal interage com o DNA desses seres microscópicos prevenindo a sua replicação.

 

A Prata Utilizada no Processo de Aditivação do Polímero Interage de Alguma Forma com o Produto Embalado? As Características do Produto são Preservadas?

Não, não há qualquer tipo de interação, pois estamos falando em nanotecnologia. Os íons de prata não interagem com o produto embalado, sendo completamente inerte na estrutura química do filme. Além de preservar as características do produto normais, pode-se inclusive aumentar seu tempo de prateleira.

 

Quais São os Ganhos para uma Empresa que Passa a Adotar o Plástico Antimicrobiano em suas Embalagens?

Além de evitar contaminação cruzada, dependendo do produto embalado, pode-se ter um aumento no tempo de prateleira deste produto.

 

Qual é o ganho para o consumidor ao comprar produtos cujas embalagens são confeccionadas com FlexProtec? 

A mudança de hábitos e os processos de limpeza e desinfecção rotineiros levaram ao aumento da busca por soluções seguras, eficazes e práticas para o dia a dia. Utilizando embalagens confeccionadas com FlexProtec, o consumidor tem a certeza de que está adquirindo um produto e embalagem mais seguros. Aqui estamos falando de segurança dos alimentos.
 

O Desperdício de Alimentos Hoje é uma Preocupação Mundial. Como as Embalagens Antibacterianas Podem Contribuir para Mitigar este Problema? 

Como é de conhecimento geral, o desperdício também tem a ver com a deterioração dos produtos por micro-organismos, sejam fungos, mofos, bactérias etc. Um filme plástico diferenciado como o FlexProtec pode aumentar o tempo de prateleira deste produto, que poderá ser consumido por um maior período, ou seja, ganha-se um tempo a mais para consumi-lo ao invés de descartá-lo.
 

Sobre o Aumento do Tempo de Prateleira do Produto. Existem Estudos que Comprovem Isso?

Sim, porém para se determinar o acréscimo de tempo frente a uma embalagem comum é necessário o estudo de caso a caso, em diferentes produtos e condições ambientes. Existem diversas variáveis que devem ser monitoradas e comparadas para podermos determinar este aumento. No entanto, sabendo como a nanotecnologia age em relação aos micro-organismos, a atividade biológica é reduzida drasticamente quando comparada a um filme standard.

 

A Utilização de Nanopartículas nos Polímeros para Combater Micro-organismos é Certificada por Órgãos Reguladores? Quais?

Os órgãos reguladores especificam os limites máximos de dosagem de compostos, como o aditivo contendo íons de prata no produto.  Em nossa formulação, a dosagem deste aditivo está dentro dos limites permitidos e em total concordância com a regulamentação da Anvisa. Todos os nossos filmes estão de acordo com as regulamentações da FDA, da Comunidade Europeia, do Mercosul e da Anvisa.