Mercado 14 de Julho de 2023

Aplicações e benefícios do filme PET, o filme de Polietileno Tereftalato Bi-orientado

PET é o filme de poliéster biorientado, material utilizado na produção de embalagens flexíveis. Ele é muito apreciado pela indústria em função das suas características vantajosas: boa estabilidade dimensional, excelentes propriedades mecânicas, superior maquinabilidade, alta resistência mecânica, resistência à altas e baixas temperaturas, excelente transparência e brilho, superfície com alta tensão superficial, resistência química, barreira ao oxigênio e a outros gases, barreira ao vapor d’água e barreira à gordura.

 

O PET pode ser aplicado em diversas famílias de produtos: filmes tratados, filmes coateados, filmes metalizados, filmes especiais para hot stamping, filmes com coating de PVDC, filmes de altíssima barreira metalizados (HBM), filmes siliconados, filmes termo seláveis (heat sealable), filmes termo seláveis easy open, filmes com resistência à radiação UV, filmes especiais para tampa de iogurte, filmes com superfície modificada, filmes para thermal-transfer ribbon, filmes coextrudados. 

 

Ele é muito popular na produção de embalagens flexíveis tais quais stand up pouches, tampas, saquinhos para castanhas, amendoins e produtos que demandam a conservação altíssima de sua crocância, embalagens para cafés e diversos outros tipos. 

 

É especialmente apreciado para a produção de rótulos, de hot stamp, do chamado TTR - o termo transfer ribbon. (texto excluído aqui).

 

Dentre os seus benefícios, podemos citar a selagem com alta força de adesão, inclusive através da formulação especial com camada coextrudada de selagem a quente para melhorar as propriedades de vedação do filme PET. 

 

Outros benefícios muito valorizados atualmente no mercado são suas características de integração de r-PET (material de reciclagem pós-consumo) e a produção de embalagem de monocamada PET para melhor reciclagem. 

 

O PET é um polímero de etileno glicol e corrosivo tereftálico, um poliéster muito versátil. Ele ainda é muito utilizado em embalagens flexíveis pois suas propriedades físicas, temperatura de uso final e resistência a ataque químico podem ser controladas pelo grau em que é orientado e/ou cristalizado durante os processos de pós-extrusão e conformação, o que lhe confere diversos tipos de uso e, no caso da produção de filmes flexíveis para embalagens, ele se mostra um excelente material.  

 

A indústria criou várias siglas que se aplicam a certos usos  finais para o PET. 

 

Por exemplo, quando usado em estado cristalino para utensílios que vão ao forno, o PET denomina-se CPET; quando usado como película orientada para utilizar sua resistência ao impacto, às altas temperaturas e à corrosão química, denomina-se OPET (ou, como citamos aqui, o BOPET); quando utilizado na extrusão de recipientes de molde por sopro, denomina-se EPET. A sigla APET descreve o PET na forma de folha transparente e amorfa para embalagem termoformada e produtos correlatos usados a temperaturas de transição ao vidro (Tg).

 

Quanto aos filmes de PET, vem sendo registrado aumento significativo em sua demanda no Brasil, com taxa de crescimento de 5% ao ano, segundo artigo de Antonio Carlos Santomauro para o site plástico.com.br.

 

As embalagens de produtos alimentícios constituem o maior mercado dos filmes de PET, em especial o crescente mercado de embalagens para pet food, e, ainda segundo a fonte anterior, que são empregados nesse gênero de aplicações para conferir características como boa aceitação de impressão.

 

O Filme de Poliéster Biorientado não se deforma neste processo, gerando possibilidade de uso em espessuras finas (10 e 12 µm), alta resistência mecânica, rigidez e excelente barreira a gases e umidade, entre outras (além de uma elevada resistência térmica, que as direciona para as partes externas das embalagens).

 

Mas há também algumas aplicações industriais, como encapamento de cabos, desmoldagem de chapas, hot stamping, liner e etiquetas autoadesivas.

 

Como você pode ver, o Filme de Poliéster Biorientado tem um papel fundamental da indústria de embalagens flexíveis e também em outras indústrias que demandam o uso do PET, e qualquer que seja o caso, para todos os tipos de produção, a qualidade do material deve ser indiscutível, pois ela está atrelada à manutenção da qualidade do produto. 

 

Uma embalagem produzida com o PET da Polo Films é, seguramente, usar um material feito com qualidade garantida por quem está há mais de quatro décadas no mercado.

 

A credibilidade do seu negócio é muito importante para você ter dúvidas sobre qual empresa vai caminhar ao seu lado na produção do plástico filme para a produção de embalagens. Não arrisque, venha para a Polo! 

 

Estamos te esperando. 


Você pode conferir mais sobre nós e sobre nossas soluções em PET clicando aqui.