Mercado 16 de Julho de 2021

Antonio Jou, CEO da Polo Films, Fala Sobre Desafios da Pandemia e Projeções da Empresa para o Segundo Semestre

Na entrevista que segue, o executivo conta como a Polo Films vem lidando com a crise sanitária ocasionada pela pandemia do coronavírus e destaca as ações da empresa para continuar atendendo às necessidades de seus clientes. Jou revela ainda os investimentos realizados na melhoria de processos internos de governança e lançamentos de novos produtos, como a linha de filmes BOPP biodegradáveis b-flex, uma das muitas inovações que a Polo Films traz para o mercado em 2021.    


Começamos 2021 com a expectativa de termos menos impacto da pandemia COVID-19, mas fomos surpreendidos e mais uma vez tivemos lockdown. Como a Polo superou este obstáculo em 2021?
Durante o ano de 2020, a Polo trabalhou intensamente, sob a liderança do nosso Comitê de Gestão de Crise e a orientação da consultoria de um dos melhores hospitais do Brasil e de nossos parceiros médicos, para reduzir os riscos de contaminação e aprimorar os cuidados com a saúde física e mental de nossos funcionários e parceiros. Com essa estratégia, conseguimos resultados muito bons. 

Por isso, neste ano, a estratégia foi seguir em frente com as iniciativas implementadas no ano passado, reforçando a comunicação interna com nossos times. É incrível o grau de comprometimento e de cuidado demonstrado pelas pessoas na Polo. Já sabíamos que contávamos com um grupo acima da média, mas o engajamento de todos nestes tempos difíceis tem sido excepcional.

Qual foi o olhar da Polo Films para continuar crescendo e investindo em melhoria de processos e produtos?
Queremos entregar soluções inovadoras para nossos clientes e sabemos que, para que isso seja possível, o processo de melhoria não pode parar. O investimento contínuo na melhoria de processos e produtos propicia um campo fértil para a inovação. 

Fale um pouco sobre os principais investimentos da Polo no primeiro semestre?
Com o crescimento acelerado da companhia e a inclusão de novos negócios, a sofisticação e a complexidade de nossa operação têm aumentado significativamente. Por isso, neste ano, estamos investindo muito na melhoria de nossos processos internos de governança e em novas ferramentas para o gerenciamento de informações, automação de processos e potencialização dos recursos de nosso ERP. Acreditamos que estes investimentos trarão maior agilidade na tomada de decisões e no retorno ao mercado.
 

A pandemia alterou hábitos de consumo e antecipou tendências de mercado como a sustentabilidade. Neste cenário, a Polo lançou uma nova linha de produtos: b-flex, quais a sua expectativa para esta nova linha?
A pandemia evidenciou a importância da embalagem plástica flexível, como uma solução para a segurança e a esterilidade dos produtos. Ficou claro que, simplesmente banir o uso de plástico não é mais uma alternativa viável. 

Por isso, devemos endereçar a questão para que contemple toda sua complexidade. Isto significa trabalhar para que as estruturas de embalagens plásticas possam ser recicladas, para que, uma vez recicladas, este material possa ser reutilizado como matéria-prima e para que, caso a embalagem venha a terminar seus dias em um aterro, o tempo de decomposição seja o menor possível.

A linha b-flex responde a boa parte dessas questões por ser 100% reciclável e biodegradável. Estamos muito confiantes no sucesso desta nova linha, pois temos visto muito interesse por parte de empresas que já entendem que o futuro passa pela sustentabilidade do plástico.

Ainda temos mais um semestre em 2021, quais suas expectativas para o fechamento deste ano?
Estamos com uma boa expectativa para o fechamento deste ano em termos de atendimento aos nossos objetivos. Entretanto, a conjuntura nacional e regional é algo instável ainda. Há questões logísticas, macroeconômicas e sociais, sem mencionar a evolução da própria pandemia, que nos obrigam a estar atentos aos seus desdobramentos para, se necessário, rapidamente fazer os ajustes no nosso plano.

E para a Polo Films? O que devemos esperar? Novos produtos?
Continuamos comprometidos com a inovação e estamos muito focados em ser cada vez mais ágeis. Em termos de novos produtos, além da linha b-flex, devemos lançar neste ano, mais 10 produtos novos. Entre eles, nossa linha de filmes antivirais e antibacterianos.