Mercado 27 de Janeiro de 2020

A importância das embalagens para a competitividade do seu negócio

Utilizado para analisar o comportamento da produção industrial no país, o setor de embalagens registrou um crescimento de 1,1% ao ano, entre 2014 e 2018, e deve alcançar um desempenho de 1,6% ao ano até 2024, de acordo com a Associação Brasileira de Embalagem (ABRE). Termômetro importante para a economia, o segmento é influenciado, principalmente, pelo crescimento e/ou desaceleração da indústria, devido ao poder de consumo do brasileiro.

Mais do que um simples invólucro, a embalagem é um elemento essencial para os produtos. Além das funções básicas de proteger, conservar e ajudar no transporte das mercadorias, elas têm um papel decisivo nas estratégias de comunicação e marketing das empresas. Afinal, quando estão dispostas nas gôndolas dos supermercados, dentre uma variedade imensa de artigos, as embalagens têm o objetivo de chamar a atenção do consumidor e oferecer a ele informações gerais sobre o produto.

Mas como fazer com que as embalagens ajudem as empresas a ganharem competitividade no mercado? Apesar de termos diversas respostas para essa pergunta, podemos afirmar que muitas das soluções estão ligadas a uma questão central: utilizá-las como ferramentas para criar conexões mais intensas com os consumidores. Um estudo realizado pela Nielsen em 2015, por exemplo, apontou que cerca de 70% das decisões de compra são tomadas em frente às prateleiras e que bastam apenas alguns segundos para uma embalagem chamar a atenção do consumidor e fazer com que ele opte por aquele item.

Ainda segundo o levantamento, o comportamento das pessoas é influenciado constantemente e o consumidor é atingido cada vez mais por estímulos, opções, vantagens e novidades. E para fisgar esse consumidor, investir no desenvolvimento das embalagens é crucial. Ela é um meio de comunicação com os clientes e ainda serve para agregar mais valor ao produto. Por isso, é fundamental que durante a fabricação das embalagens as empresas deem uma atenção especial à mensagem que será transmitida aos consumidores, destacando os benefícios do produto para despertar emoções e estimular a compra.

Outro ponto também importante diz respeito à experiência positiva do consumidor. Vamos imaginar, por exemplo, um chocolate ou um biscoito em uma embalagem flexível que permite ser fechada depois. Por mais simples que seja, é uma característica positiva para o consumidor, afinal, ele pode guardar o produto para comer mais tarde sem o risco dele perder suas propriedades. Logo, pensar na embalagem significa pensar que ela cria experiências de uso e até mesmo boas memórias para quem compra.

 

QUALIDADE TAMBÉM É ESSENCIAL

Tão importante quanto a mensagem transmitida ao consumidor e a experiência positiva de uso, a qualidade da embalagem também é um fator que impacta nas vendas de uma marca. Ao adquirir um produto no supermercado, por exemplo, o consumidor espera obter um alimento fresco, conservado e de qualidade. Nesse contexto, as embalagens flexíveis ganharam importância no setor, principalmente na indústria alimentícia, por oferecerem vantagens operacionais e proporcionarem mais proteção para o alimento.

Para adquirirem tais características, muitas dessas embalagens contam com um item fundamental em sua composição: o polipropileno biorientado (BOPP), principal produto da Polo Films. Este material é um filme plástico leve, de alta resistência que, além de dar um forte apelo visual na parte externa da embalagem, é uma excelente barreira de proteção contra luz, umidade e oxigênio, garantindo o frescor, a integridade e a vida útil dos alimentos.

Sempre preocupada em atender as necessidades dos seus clientes, parceiros e também dos consumidores, há 40 anos a empresa produz BOPP a partir de matérias-primas de alta qualidade e conta com uma equipe de especialistas e um laboratório completo dedicado à análise, certificação e controle dos parâmetros de segurança e qualidade exigidos. Assim, a Polo Films consegue atender às demandas da cadeia produtiva de embalagens flexíveis com excelência.

Quer saber mais sobre os nossos produtos? Acesse https://www.polofilms.com.br/produtos/ e confira as nossas especialidades!